PMPR abrilhanta noite de apresentações no primeiro dia de comemorações alusivas aos 130 Anos do Cerco da Lapa 04/02/2024 - 20:09

A cidade da Lapa tornou-se palco de importantes celebrações em honra aos 130 anos do Cerco da Lapa. No último sábado (3), pela manhã, quase 500 motociclistas participaram de um passeio solidário organizado pela Polícia Militar do Paraná (PMPR), arrecadando quase 400 kg de alimentos destinados a instituições de caridade.

A tarde de sábado contou com um festival de talentos e atrações musicais, que coroaram artistas locais. Já no início da noite, outras surpresas emocionaram os moradores e visitantes do município. Sob as luzes da histórica cidade, todos os presentes assistiram a exibição de dois vídeos que retratam aspectos fundamentais da vida e história da Lapa e do povo paranaense.

O primeiro vídeo, produzido pela prefeitura da cidade, homenageou os 50 anos do Museu de Armas "Osires Stenghel Guimarães". Localizado no centro histórico da cidade, a "Casa de Câmara e Cadeia" é um monumento arquitetônico, concluído em 1868 pelo engenheiro Francisco Therésio Porto. Atualmente, funciona como Museu de Armas no seu piso térreo, com cerca de 600 peças doadas em 2015 pelo Sr. Osires Stenghel Guimarães, o qual empresta seu nome ao local e como Câmara de Vereadores no andar superior. (fonte: Prefeitura Municipal da Lapa-PR)

O segundo vídeo, produzido pela Câmara Técnica de Cultura e História da PMPR, emocionou a plateia ao retratar os momentos finais da vida do Coronel Cândido Dulcídio Pereira, comandante das tropas do então Regimento de Segurança, hoje Polícia Militar do Paraná. O valente combatente tombou em defesa do território da Lapa, sitiado por tropas federalistas durante a Revolução Federalista (1893-1895).

Ricardo Almeida Pereira, tataraneto do Coronel Dulcídio, protagonizou as gravações e acompanhou a exibição, acompanhado por familiares e descendentes do Coronel Dulcidio, prestando uma brilhante homenagem ao seu ancestral, personagem histórico de tamanha relevância para a PMPR, para o estado do Paraná e para o Brasil. As celebrações continuaram com apresentações culturais, além de música e gastronomia.

Estes eventos consolidam a participação da PMPR como uma expressão do compromisso da corporação com a valorização e preservação histórica da instituição e do Estado. Essa proximidade reforça os laços de confiança com a comunidade paranaense, destacando a importância do envolvimento ativo na preservação e celebração de sua rica história.

HOMENAGENS: Antes da exibição do vídeo, a Câmara Técnica de Cultura e História da PMPR, representada no evento pelo Major João Carlos Toledo Junior, homenageou autoridades militares e civis, dentre as quais destacamos o General de Brigada Erlon Pacheco da Silva, Comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5); o Tenente-Coronel Eduardo Luiz Biavaschi, Comandante do 15º Grupo de Artilharia de Campanha de Autopropulsado (15º GAC AP) do Exército Brasileiro e o Tenente-Coronel Izoel Pavan de Souza, Comandante do 28º Batalhão de Polícia Militar (28º BPM).

Para assistir ao vídeo CLIQUE AQUI

Os eventos em alusão aos 130 anos do Cerco da Lapa seguirão conforme a programação a seguir:

7 de fevereiro de 2024 (quarta-feira):

18h: Lapa-PR (Praça General Carneiro)
Programação: Exposição de viaturas históricas do acervo do Museu da PMPR.

20h: Lapa-PR (Praça General Carneiro)
Programação: Apresentação da Banda de Música da PMPR.

9 de fevereiro de 2024 (sexta-feira):

10h: Lapa-PR (Panteon dos Heroes)
Programação: Solenidade cívico-militar em comemoração ao Dia Nacional do Cerco da Lapa.

Comunicação Social da PMPR.