PMPR desarticula grupo de caça ilegal e apreende armas e carne de origem ilegal, em Candói-PR 29/01/2024 - 16:43

Neste domingo (28), a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) e em resposta a uma denúncia anônima de caça ilegal no município de Candói-PR, deflagrou uma operação que resultou na detenção de quatro pessoas e na apreensão de armas, munições e animais.

Ao chegarem ao local, os policiais militares identificaram dois veículos, uma VW/Saveiro e uma GM/Ipanema. Quatro indivíduos se aproximaram dos veículos e, ao avistarem a equipe policial, tentaram fugir, desobedecendo a ordem de parada.

Durante as abordagens, foram encontradas armas de fogo com os indivíduos. Um homem de 41 anos estava com um revólver calibre 32, contendo 6 munições intactas. Outro indivíduo, de 33 anos, portava uma espingarda calibre 28. O terceiro envolvido, de 29 anos, confessou portar uma pistola calibre 9mm, que teria sido perdida durante a fuga. Ele trazia carregadores e munições em uma mochila. Um homem de 28 anos também integrava o grupo.

Além das armas, foram encontradas 43 munições de 9mm, munições dos calibres .28, .32 e .36, três facas, um facão e um canivete. Duas sacolas continham 10,4 kg de carne de animal abatido, identificado como "porco do mato", conhecido como "cateto". Cinco cães eram utilizados pelo grupo como animais de caça.

Os envolvidos e os materiais apreendidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais cabíveis. As medidas adotadas incluíram ainda uma multa no valor de R$ 2.000,00 pelo abate do animal de espécie protegida.

As ações da PMPR, por meio do Batalhão de Polícia Ambiental, visam coibir práticas ilegais que ameaçam a natureza e a fauna, reforçando o compromisso da instituição com a preservação ambiental e o cumprimento das leis.

Comunicação Social da PMPR.