PMPR lamenta a perda do Cão Astor, parceiro fiel e dedicado das missões policiais 22/03/2024 - 11:15

Nesta semana, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) perdeu um de seus mais queridos e dedicados membros: o Cão Astor. Carinhosamente chamado de "Ás", o cão era companheiro de longa data dos policiais da 7ª Companhia Independente de Polícia Militar (7ª CIPM) em Arapongas-PR.

O cão "Ás" ingressou em um projeto especial de treinamento de cães de detecção de explosivos, visando sua atuação durante a Copa do Mundo ocorrida no Brasil, em 2014. Apesar de sua certa agressividade, o cão sempre se mostrou amigável e adaptável, especialmente em companhia de seu condutor, conquistando o carinho de todos ao seu redor.

Com o passar do tempo, "Ás" foi aposentado do serviço operacional e passou a participar apenas de eventos como show dog. Mesmo após sua aposentadoria, ele continuou a alegrar a todos com suas habilidades e charme. Após sua morte, ocorrida por causas naturais, policiais da 7ª CIPM uniram-se em luto pela perda de um amigo tão especial.

O Sargento Paulo José dos Santos, tutor do cão "Ás" relembra com carinho os momentos que passaram juntos, desde a chegada do animal com apenas 90 dias de vida até o fim de sua jornada na Polícia Militar. "Agradeço por ter tido a oportunidade de trabalhar com um animal de tão alta qualidade e dedicação", comentou o Sargento.

A Polícia Militar do Paraná presta suas sinceras condolências aos tutores e amigos do cão Ástor, lembrando sempre do seu legado de lealdade, coragem e dedicação ao serviço. Que sua memória continue viva entre todos os que tiveram a honra de conhecê-lo e trabalhar ao seu lado.

Comunicação Social da PMPR.