PMPR promove solenidade em homenagem a Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil 21/04/2024 - 08:00

Na manhã desta sexta-feira (19), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) realizou uma solenidade militar alusiva a Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, patrono das Polícias Militares do Brasil. O evento ocorreu na Academia Policial Militar do Guatupe (APMG) em São José dos Pinhais.

Durante a cerimônia, que contou com a participação de autoridades civis e militares, foi depositado uma coroa de flores no busto de Tiradentes, símbolo emblemático da luta pela liberdade e justiça.

Na ordem do dia, o Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva, destacou a relevância da homenagem, enfatizando a importância de preservar a memória do Patrono e de todos aqueles que lutaram por um mundo mais justo e igualitário.

"É salutar relembrarmos a significância e a dimensão dos seus atos em prol da defesa de uma sociedade livre, fraterna e igualitária, que espelha a atuação devotada e briosa de nossa instituição, próxima de completar seus 170 anos de existência”, afirmou o coronel Jefferson.

O evento culminou com o desfile da tropa, composta pela Banda de Música da PMPR, de alunos das Escolas de Formação de Oficias e Praças e do desfile de viaturas.

A homenagem a Tiradentes reforça os valores históricos e institucionais da Polícia Militar do Paraná, ressaltando a importância da luta pela liberdade, justiça e igualdade, pilares fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

Participaram da solenidade: o Desembargador Celso Jair Mainardi, representando o Tribunal de Justiça do Estado do Paraná; o Comandante-Geral da PMPR, coronel Jefferson Silva; o Subcomandante-Geral, coronel Paulo Henrique Semmer; o Chefe do Estado-Maior, coronel Valmor Anderson Pereira; o Procurador do MPPR, Dr. Francisco José Albunquerque de Siqueira Branco; e demais oficiais e praças.

TIRADENTES: Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, é considerado o patrono das Polícias Militares no Brasil devido ao seu papel histórico como líder da Inconfidência Mineira, um movimento de caráter separatista e republicano que ocorreu no século XVIII, na então colônia portuguesa de Minas Gerais. O Dia de Tiradentes é comemorado em 21 de abril e a data faz referência ao dia de sua morte.

Comunicação Social da PMPR.