Passeio motociclístico em comemoração dos 130 anos do Cerco da Lapa reúne centenas de participantes 04/02/2024 - 18:37

No último sábado (3), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) reuniu centenas de entusiastas do motociclismo com um passeio em homenagem aos 130 anos do Cerco da Lapa. Cerca de 500 motociclistas participaram do evento, que teve seu ponto de partida na Academia Policial Militar do Guatupe (APMG), reunindo os participantes nas primeiras horas da manhã para uma jornada em direção à histórica cidade de Lapa-PR.

A cidade, a partir deste sábado, tornou-se o epicentro de uma série de eventos comemorativos referentes aos 130 anos do Cerco da Lapa. Esse episódio é de fundamental importância histórica para o Paraná e o Brasil, representando um capítulo crucial na consolidação da República no país. Vale ressaltar ainda a significativa participação histórica da Polícia Militar do Paraná no episódio, onde integrantes do então Regimento de Segurança compuseram as tropas de resistência, protegendo a cidade da Lapa durante 26 dias de intenso combate contra a investida federalista.

Os participantes se reuniram na Academia Policial Militar do Guatupe (APMG), onde o entusiasmo e a paixão pelo motociclismo se tornaram evidentes. Com quase 500 motociclistas inscritos, o comboio partiu em direção à Lapa, escoltado por equipes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da PMPR, além de equipes de escolta do Exército Brasileiro e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).

Ao chegar à cidade da Lapa-PR, uma estrutura especialmente preparada aguardava os visitantes, oferecendo uma variedade de entretenimento. Shows musicais animaram o público, destacando-se a apresentação da banda da Polícia Militar do Paraná, que brindou a todos com um repertório diversificado, atraindo a atenção de todos os presentes. Além da música, os participantes puderam desfrutar de opções gastronômicas locais e explorar o artesanato regional. As viaturas históricas do Museu da Polícia Militar do Paraná também estiveram em exposição, proporcionando aos visitantes uma visão do passado da corporação.

Além de celebrar a história, o passeio teve um propósito solidário. Foram arrecadados quase 400 kg de alimentos, que serão destinados a famílias em situação de vulnerabilidade. Essa iniciativa reforça o comprometimento da PMPR, não apenas com a memória histórica, mas também com a responsabilidade social, tornando o evento uma experiência ainda mais significativa para todos os envolvidos. Esta ação da PMPR destaca a importância de preservar e celebrar a história local e institucional, ao mesmo tempo em que enfatiza a união e solidariedade em prol da comunidade.

Os demais eventos em alusão aos 130 anos do Cerco da Lapa seguirão conforme a programação a seguir:

7 de fevereiro de 2024 (quarta-feira):

18h: Lapa-PR (Praça General Carneiro)
Programação: Exposição de viaturas históricas do acervo do Museu da PMPR.

20h: Lapa-PR (Praça General Carneiro)
Programação: Apresentação da Banda de Música da PMPR.

9 de fevereiro de 2024 (sexta-feira):

10h: Lapa-PR (Panteon dos Heroes)
Programação: Solenidade cívico-militar em comemoração ao Dia Nacional do Cerco da Lapa.

Comunicação Social da PMPR.