Patrulha Maria da Penha: 10º BPM agora também conta com a ação 21/03/2024 - 13:41

Desde janeiro de 2024, o 10º Batalhão de Polícia Militar do Paraná, sediado em Apucarana e responsável pela segurança de outras onze cidades, vem implementando uma mudança significativa na abordagem da violência doméstica. Inspirando-se nas experiências de sucesso do 18º e do 8º BPM, o batalhão lançou a Patrulha Maria da Penha, um esforço pioneiro para interromper o ciclo vicioso de violência contra mulheres e fornecer uma rede de apoio às vítimas.

Este novo programa se destaca pelo seu modelo de operação. A equipe especializada recebeu treinamento específico para atender com sensibilidade e eficácia as mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa já gerou resultados promissores: em apenas dois meses, foram registrados mais de 180 boletins de ocorrência e atendidas mais de 140 vítimas.

A aceitação e o incentivo não vieram apenas da comunidade, mas também do judiciário e do Ministério Público. A equipe Maria da Penha ganhou acesso ao sistema PROJUDI, permitindo uma gestão mais eficiente das medidas protetivas e uma colaboração mais estreita com o sistema judiciário, agilizando o atendimento e proteção às vítimas.

O impacto dessa abordagem já é palpável, não apenas nas estatísticas, mas nas vidas transformadas. Um exemplo tocante é o de Maria das Graças, uma senhora de 80 anos, que, após sofrer violência doméstica, expressou sua gratidão surpresa e profunda pela presença e assistência da Patrulha Maria da Penha em sua residência remota. Esse e outros relatos de gratidão sublinham a importância vital da presença policial e do suporte oferecido às mulheres em risco.

Além do atendimento direto, a equipe se tornou um ponto de referência em eventos sobre proteção à mulher, estreitando laços de confiança e cooperação com a rede de apoio local e ampliando sua influência bem além dos atendimentos individuais.

O comando da Unidade, Tenente-Coronel Israel Aparecido de Carvalho, entende vital a continuidade dos trabalhos realizados pela equipe. “É muito gratificante saber que nossos policiais estão realizando atendimentos à mulheres em situação de vulnerabilidade que, se não fosse a atuação desta equipe especificamente, não teriam acesso às informações e toda rede de apoio existente para ajudá-las”, destacou o comandante.

O Ministério Público destacou a relevância dos trabalhos e tem sido parceiro importante nesta caminhada. “Com o advento da equipe Maria da penha, conseguimos fiscalizar de maneira pontual e eficiente as medidas protetivas, além de ofertar às vítimas em situação de vulnerabilidade maior amparo e oportunidades”, destacou o Dr. Carlos Frederico, promotor de Marilândia do Sul.

O sucesso da Patrulha Maria da Penha no 10º BPM é um testemunho do compromisso da Polícia Militar do Paraná com a inovação nas práticas de segurança pública, evidenciando um caminho promissor para o combate à violência doméstica e o apoio às vítimas em todo o estado.

Comunicação Social da PMPR

 

GALERIA DE IMAGENS