Polícia Militar desencadeia Operação Natal 2019 e aplica mais policiamento nas ruas em todo o estado 02/12/2019 - 12:08

Nos 399 municípios do Paraná, a Polícia Militar passa a reforçar o policiamento ostensivo e preventivo com a Operação Natal 2019. As atividades iniciam-se nesta segunda-feira (02/12) e seguem até o dia 23 de dezembro. Na Capital, o lançamento da operação ocorreu na Praça Rui Barbosa em conjunto com a Guarda Municipal de Curitiba. O lançamento também foi feito nas principais cidades do estado pelas unidades de área da PM. Em Curitiba, 300 policiais militares a mais são aplicados durante a Operação Natal.

O reforço de policiamento é uma constante no final do ano, devido a maior circulação de dinheiro por conta do pagamento do 13º salário de grande parte da população, somada ainda o aumento do fluxo de pessoas nas lojas, bancos e lotéricas, o que demanda maior atenção das forças de segurança pública. Todas as atividades são aplicadas conforme a análise criminal, priorizando os locais com maior número de circulação de pessoas e de registros de crimes.

“Temos um planejamento relacionado ao nosso georeferenciamento, onde ocorre o maior índice de ocorrências em Curitiba. Trabalhamos em harmonia com a prefeitura e a Guarda Municipal, de modo que o cidadão que vem para Curitiba fazer turismo, para ter o seu tempo de família, estará bem protegido pelas forças de segurança locais”, disse o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos.

No interior do estado, a PM também fará vários tipos de policiamento preventivo. “Neste momento, outras operações estão entrando em andamento, em Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá, por exemplo, para que essa mesma sensação de segurança que é dada aos paranaenses da Capital seja extensiva aos outros moradores do estado”, acrescentou o coronel.

O vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, destacou que a parceria com a Polícia Militar é essencial para que as ações de segurança pública sejam mais eficazes. Durante a Operação Natal, a Guarda Municipal contará com 189 novos agentes na cidade. “Visando trazer mais segurança e tranquilidade vamos reforçar as ações nessa importante época do ano, aonde o comércio gira muito e precisa da nossa atuação, então será um bom efetivo na rua com a Guarda Municipal e a Polícia Militar atuando juntas nos grandes centros, trazendo segurança à população para fazer suas compras no fim de ano”, disse.

ESTRATÉGIA – A atuação da PM nas ruas será com foco na prevenção, adotando medidas que reforcem a presença da Corporação e desestimulem pessoas a cometer crimes. O planejamento inclui os seis Comandos Regionais da PM, distribuídos no estado, mais 28 batalhões de área, além das unidades especializadas da Corporação. Em Curitiba, o 1º Comando Regional (1º CRPM), aplicará força total dos efetivos dos seis batalhões subordinados (12º, 13º, 20º, 23º, Batalhão de Trânsito e Regimento de Polícia Montada) e contará com apoio de efetivo de setores administrativos e também de unidades especializadas.

Na Capital está sendo aplicado o policiamento com módulos móveis, viaturas e motocicletas, principalmente nas áreas comerciais do Centro. O patrulhamento será o dia todo, desde às 7 horas até às 23 horas. “Priorizamos os horários comerciais, onde teremos um incremento no policiamento com 300 policiais militares a mais do efetivo já aplicado no dia a dia. Na madrugada e durante a noite o foco será a periferia da cidade”, explicou o Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Hudson Leôncio Teixeira.

O trânsito urbano e rodoviário também recebem reforço de fiscalização pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) na Capital, pelo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) nas rodovias estaduais, e pelos Pelotões de Trânsito das unidades de área nos demais municípios do estado. A atuação será para evitar crimes de trânsito, como excesso de velocidade e embriaguez ao volante, bem como conscientizar os motoristas e demais usuários das vias sobre a prática de direção defensiva a fim de evitar acidentes e mortes. Os trabalhos acontecerão diuturnamente, e serão reforçados nos finais de semana e feriados.

Durante a operação, a PM atua de maneira integrada com outros órgãos de segurança pública em ações distintas, com fiscalização e abordagens em locais pré-determinados por meio de uma análise criminal em Curitiba, na Região Metropolitana e nas cidades do Interior do estado.

As proximidades dos terminais de ônibus, estações tubo e praças, que também possuem grande movimentação essa época do ano, recebem a presença constante da Polícia Militar, com conjunto com os órgãos municipais, a fim de coibir crimes.

As unidades especializadas da corporação desempenharão papel de recobrimento de área, somando-se ao trabalho feito pelos Batalhões e Companhias Independentes, atuando em missões específicas. Nesse esquema de segurança participam o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), com suas seis subunidades; o Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA); o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv); o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran); o Regimento de Polícia Montada (RPMon); o Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) e o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA).

PRESENÇAS – Estiveram na abertura da Operação Natal o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos; o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Guilherme Rangel; o Chefe do Estado-Maior da PM, coronel Lanes Randal Prates Marques; o diretor da Guarda Municipal, inspetor Carlos Celso dos Santos; o vereador municipal Thiago Ferro; o Comandante do 1º CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, além de comandantes de unidades da PM, oficiais e praças da Corporação, membros da sociedade civil organizada e pessoas da comunidade.