Polícia Militar do Paraná intensifica ações em municípios da região metropolitana através do 6º Comando Regional 11/04/2024 - 10:23

Nesta semana, a Polícia Militar do Paraná (PMPR), através do 6º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), unidade de comando intermediário responsável pela atuação das unidades da PMPR nos municípios da região metropolitana de Curitiba, promoveu e integrou ações importantes para a segurança pública.

Três ações de grande impacto foram desencadeadas em alguns dos municípios sob a área de atuação do 6º CRPM. As cidades de São José dos Pinhais, Piraquara e Colombo receberam uma massiva intensificação do policiamento de proximidade, com foco em coibir ações delituosas e promover a segurança pública nas comunidades.

A cidade de São José dos Pinhais recebeu a Operação denominada "Intentio Protegere", desencadeada nos dias 5 e 9 deste mês. A ação contou com o emprego de uma tropa do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), unidade responsável pelo policiamento no município, contando ainda com o apoio de equipes de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 22º, 28º e 29º BPM, Guarda Municipal de São José dos Pinhais e Polícia Civil do Paraná (PCPR). Ao todo, foram abordadas 414 pessoas e 171 veículos foram vistoriados, nos dois dias de operação.

Os resultados da ação incluíram a apreensão de 20 veículos e 8 motocicletas, além da emissão de 123 notificações de trânsito. Foram presas um total de 18 pessoas, por crimes diversos, dentre eles tráfico de drogas e cumprimentos de mandados judiciais, demonstrando o compromisso das forças de segurança em garantir o cumprimento da lei e a tranquilidade e o bem-estar da população.

Ainda na última terça-feira (9), os municípios de Colombo e Piraquara receberam, simultaneamente, a Operação Cidade Segura, de iniciativa da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná (SESP/PR). A ação integrou as forças de segurança paranaenses com foco no combate aos crimes contra a vida e na redução dos índices estatísticos de criminalidade. A operação resultou em prisões e apreensões importantes, demonstrando a efetividade das ações da PMPR e demais órgãos de segurança.

Em meio à Operação, uma das ações resultou na prisão de quatro pessoas. O fato ocorreu no município de Piraquara e foi protagonizado por uma equipe de Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) do 29º Batalhão de Polícia Militar. Dentre as apreensões totais estavam um tablete de cocaína, além de 178 porções da mesma substância, prontas pra venda. Ainda foram apreendidas porções de maconha e comprimidos de ecstasy, uma maquina de cartões, uma balança de precisão e uma placa de veículo com alerta de furto/roubo. Além disso, outras prisões e apreensões também foram realizadas no município.

Para o Comandante do 6º CRPM, Coronel Darany Luiz Alves de Oliveira, as ações promovidas pela PMPR, bem como aquelas capitaneadas pela Secretaria de Segurança do Paraná, que integram as forças de segurança pública, têm produzido resultados expressivos para a comunidade, com grandes apreensões, prisões. "A Polícia Militar do Paraná tem dado o retorno que a população merece e precisa", finalizou o Comandante.

Comunicação Social da PMPR.