Policia Militar do Paraná realiza exposição sobre participação de militares estaduais na 2ª Guerra Mundial 15/04/2024 - 09:44

Neste domingo (14), a Polícia Militar do Paraná (PMPR), através de sua Câmara Técnica de Cultura e História, promoveu uma exposição sobre a participação de militares estaduais na 2ª Guerra Mundial (1939-1945). O evento, que foi aberto ao público, visava valorizar a memória de bravos combatentes que, oriundos da PMPR ou que nela ingressaram após o grande conflito, voluntariamente integraram as tropas aliadas em solo europeu através da Força Expedicionária Brasileira (FEB). A data da exposição faz alusão à Batalha de Montese, conflito travado ao final da grande guerra, na comuna italiana de Montese, entre os dias 14 e 17 de abril de 1945, como parte da Ofensiva Aliada Final na Campanha da Itália.

A exposição ocorreu no Shopping Estação, shopping center da capital paranaense que é sediado nas dependências da antiga Estação Ferroviária de Curitiba, construção tombada como patrimônio histórico e que também abriga um museu projetado por museólogos da Rede Ferroviária Federal. O local não foi escolhido por acaso, pois ali desembarcaram expedicionários que regressaram da grande guerra, em 9 de agosto de 1945. Participaram do evento representantes de entidades voltadas à valorização cultural histórica da participação do Brasil da 2ª Guerra, familiares e descendentes de veteranos da FEB, além da comunidade.

Na abertura do evento, foi entoada a Canção do Expedicionário, hino da Força Expedicionária Brasileira que retrata as origens e a bravura dos militares que a integraram. A exposição ainda permitiu que a comunidade contemplasse materiais alusivos à 2ª Guerra Mundial entre fardamentos, equipamentos, armamentos, registros fotográficos e documentos, sendo alguns deles peças do Museu da Polícia Militar do Paraná. Além disso, a contação de histórias conduziu o público presente numa viagem no tempo, apresentando detalhes de passagens marcantes do período em que os voluntários estiveram em solo estrangeiro.

O Capitão Rodrigo Mariano de Brito, Chefe do Museu da PMPR, narrou alguns episódios importantes da história da instituição e que, curiosamente, fazem parte de sua história familiar. O oficial é sobrinho-neto do veterano da FEB Modesto Mariano de Brito (in memoriam). Natural de Rio Branco do Sul-PR, o veterano da FEB embarcou para a Europa em 22 de novembro de 1944. Após atuar no Batalhão da Saúde como Padioleiro, na remoção e transporte de feridos no campo de batalha, regressou ao solo brasileiro em 20 de setembro de 1945, sendo condecorado com a Medalha de Campanha. Após integrar a Força Expedicionária, o veterano Modesto Mariano de Brito integrou as fileiras da PMPR, encerrando sua carreira na instituição como Sargento.

Segundo o Capitão Brito, seu tio-avô, ainda em vida, lhe contou um episódio emocionante de sua trajetória. Segundo o relato, a maioria das tropas aliadas descartava os restos de alimentação não consumidos pela tropa. Todavia, os Expedicionários Brasileiros eram os únicos que compartilhavam sua alimentação, principalmente, com mulheres e crianças que enfrentavam a fome, em meio ao rigoroso período de inverno que permeou o conflito de Montese. Ainda segundo o relato do veterano Modesto, duas dessas crianças teriam o reconhecido décadas depois do fim da guerra, em uma visita que Modesto realizou à Itália, relatando que o alimento fornecido por Modesto teria garantido a sobrevivência dos dois irmãos. "Uma passagem emocionante", finalizou o Capitão.

O Presidente da Câmara Técnica de Cultura e História da PMPR, Major João Carlos Toledo Junior, expressou a importância do evento para a história dos veteranos e da instituição. "O objetivo principal é esse resgate e divulgação. É exaltar a trajetória dos bravos policiais militares que voluntariamente, se desligaram da corporação e foram lutar, integrar as forças aliadas. Da mesma forma, valorizamos os 54 veteranos da FEB que voltaram da segunda grande guerra e ingressaram na corporação", explicou o Major.

A Polícia Militar do Paraná agradece a expressiva participação da comunidade no evento e reforça seu compromisso com a valorização e o resgate histórico daqueles que, mesmo diante das adversidades, honraram seu compromisso com a pátria e com a liberdade. A exposição sobre a participação dos militares estaduais na 2ª Guerra Mundial celebrou a coragem e o sacrifício desses heróis, além de reiterar a importância da preservação dos valores que eles representam. Que a história desses homens e mulheres inspire as futuras gerações a seguir seus passos, defendendo os ideais de justiça, liberdade e paz que eles tão bravamente defenderam.

Comunicação Social da PMPR.