Polícia Militar integra evento do Programa Mulher Segura Paraná 23/04/2024 - 15:24

Nesta segunda-feira (23), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) integrou mais um evento do Programa Mulher Segura Paraná, promovido pela Secretaria de Segurança do Paraná (SESP), que visa fortalecer o combate à violência doméstica e ao feminicídio em todo o Estado.

O evento contou com a presença de autoridades civis e militares, dentre as quais destacamos o Secretário de Segurança do Paraná, Coronel Veterano Hudson Leôncio Teixeira; o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva e o Subcomandante-Geral da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer.

Lançado oficialmente no mês de junho do ano passado, o Programa Mulher Segura Paraná é uma iniciativa da Secretaria de Segurança do Paraná que objetiva fortalecer o combate à violência de gênero, através de palestras incentivando o empoderamento feminino e reforçando os direitos das mulheres, além de oficinas de defesa pessoal, primeiros socorros, prevenção de crimes e orientação sobre os órgãos paranaenses que atuam na rede de proteção à mulher. Através de parcerias com a iniciativa privada, outros órgãos públicos e entidades representativas, o projeto visa somar esforços nesse enfrentamento e na difusão de informações.

O evento desta segunda-feira contou com palestras diversas e ações culturais que informaram e reforçaram a relevância do tema. Uma das palestrantes foi a Capitã da Polícia Militar do Paraná, Carolina Pauleto Zancan. Além da oficial, palestraram no evento a Desembargadora da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Priscilla Placha Sá; a Cientista Política e Educadora, Sandra Prado; e a Delegada da Polícia Civil do Paraná, titular da Delegacia da Mulher de Curitiba, Emanuelle Maria de Oliveira Siqueira.

Para o Comandante do 1º Comando Regional de Polícia Militar (CRPM), Tenente-Coronel Sérgio Augusto Silva, exemplificou alguns dos resultados que as unidades sob seu comando já produziram através do Programa. “Nossas unidades estão engajadas e já realizaram mais de 38 palestras. Cerca de 2580 alunos da rede pública de ensino já receberam informações educativas sobre o tema. Seremos combativos e implacáveis no enfrentamento de qualquer tipo de violência contra a mulher”, finalizou o Comandante.

O Paraná conta com uma rede de proteção à mulher através da Patrulha Maria da Penha, desenvolvida pela PMPR e também por forças de segurança municipais e unidades especializadas que reúnem órgãos como Polícia Civil, além de profissionais e entidades que fornecem apoio e proteção às mulheres vítimas de violência. Esses crimes podem ser denunciados através do contato telefônico 190 da Polícia Militar do Paraná, do Disque Denúncia 181 ou também para o número 180, do governo federal. No Paraná, a Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa é responsável pela implementação de políticas públicas para fortalecer os vínculos entre as mulheres e investir em ações de empoderamento e emancipação. (Fonte: SESP-PR)

Comunicação Social da PMPR.