Policiais militares são homenageados durante solenidade em comemoração aos 52 anos do 13º Batalhão em Curitiba 21/10/2020 - 17:03

Marcia Santos

Jornalista Responsável

 

Policiais militares foram homenageados durante uma solenidade em comemoração aos 52 anos do 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM). O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (21/10) na sede do Batalhão, no bairro Novo Mundo em Curitiba, Capital do estado, e foi marcado por homenagens aos militares estaduais com a entrega das medalhas Policial Militar de Ouro, Prata e Bronze, e da medalha Heróis da Radiopatrulha.

 

Para o Secretário de Estado da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, homenagear aqueles que se esforçam dia e noite para proteger a sociedade é muito importante. “É uma tradição militar, quando há o aniversário, paramos naquele dia, para trazer as famílias, para entregar medalhas, então a gente torna o aquele dia um momento prazeroso, agradável”, disse.

 

Durante o discurso, o secretário falou sobre a possibilidade de investimentos futuros para a reestruturação da unidade, além de melhorias para a carreira de praças da Polícia Militar. “Quero parabenizar esta unidade pelos seus 52 anos, pois o 13º Batalhão é modelo para toda a Corporação. É uma honra poder participar desse momento”, complementou o coronel Marinho.

 

“É um orgulho muito grande fazer uma homenagem em uma singela solenidade em uma unidade tão importante quanto o 13º Batalhão, que tem muita história e abrange uma área imprescindível da Capital. Entregar as medalhas a esses policiais é mostrar que nos importamos com eles, que são os verdadeiros heróis da nossa”, disse o Chefe do Estado-Maior, coronel Vanderley Rothenburg, que representou o Comandante-Geral da PM.

 

De acordo com o Comandante do 1º CRPM, coronel Hudson Leôncio Teixeira, o 13º Batalhão é referência no Radiopatrulhamento. “Esta unidade continua atuando de forma intensa contra o crime, nas situações de perturbação de sossego, nos casos de violência doméstica, são números que vem reduzindo bastante, mas que na pandemia aumentaram no Brasil todo, então o batalhão, os praças e oficiais estão de parabéns”, disse.

 

“Hoje é uma data de muita alegria, e nós queremos demonstrar para toda a sociedade que amamos o que fazemos e que estamos muito orgulhosos com o apoio que estamos recebendo da população”, disse o Comandante do batalhão, tenente-coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção.

 

MEDALHAS – Durante o evento, policiais militares e pessoas civis que atuam na unidade e fizeram importantes atividades em prol dela, foram homenageados com a “Medalha Heróis da Radiopatrulha”. Durante a solenidade também foi entregue a “Medalha Policial Militar”, que é entregue aos militares de acordo com o período de serviço no 13º BPM, e são três os tipos: ouro (30 anos), prata (20 anos) e bronze (10 anos).

 

Uma das agraciadas foi a chefe da Agência Local de Inteligência do 13º BPM, capitão Danielle Rinaldi Valadares, que recebeu a medalha de prata (20 anos de serviço) e Medalha Heróis da Radiopatrulha. “Me sinto muito valorizada e lisonjeada por ter recebido tanto a medalha de 20 anos de serviço, que é um marco na carreira de grande parte dos policiais, e especialmente a medalha Radiopatrulha do 13º Batalhão, que também é um reconhecimento por toda a atividade que a gente vem desenvolvendo aqui”, disse.

 

Outro que foi agraciado com a Medalha Heróis da Radiopatrulha foi o sargento José Augusto Bolzan, que desde 1999 trabalha na unidade. “Para mim receber a medalha é uma honra, porque não só eu, mas outros policiais militares que trabalham aqui, seja no serviço administrativo ou não, já desempenharam função pela Radiopatrulha, e é uma alegria continuar a trabalhar neste tipo de policiamento”, disse.

 

HISTÓRICO – Destaque em atuações e operações realizadas na região sul de Curitiba, o batalhão aniversariante é responsável pela origem e pela primeira equipe de Radiopatrulhamento da Polícia Militar, em 1968, modalidade de policiamento que se expandiu em todo o Estado do Paraná. Somente em 1976 o local ficou conhecido por 13º Batalhão de Polícia Militar. Hoje, a unidade atende 13 bairros da região Sul da cidade, com uma população estimada em 450 mil habitantes.

PRESENÇAS - Estiveram no evento o Secretário da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares; o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Vanderley Rothenburg; o Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Ronaldo de Abreu; o Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Hudson Leôncio Teixeira; o Diretor de Pessoal da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres; o Presidente da Associação da Vila Militar (AVM), coronel Washington Alves da Rosa; o Comandante do 13º Batalhão, tenente-coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção, além de oficiais, praças e convidados.

GALERIA DE IMAGENS