Primeiro vôo noturno do BPMOA no Litoral salva vida de vítima de acidente de trânsito 10/01/2021 - 08:14

Um acidente envolvendo um carro e uma moto em Guaratuba (PR) foi a primeira ocorrência noturna atendida pelo Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA) neste sábado (09/01), pelo Verão Consciente 2020/2021. A vítima foi levada de Guaratuba ao Hospital Regional de Paranaguá.

Segundo o BPMOA, o condutor da moto, de 21 anos, sofreu fratura e laceração da perna esquerda no acidente. Diante da gravidade dos ferimentos, foi levado do Aeroporto de Guaratuba até Paranaguá, para receber melhores cuidados.

De Guaratuba até Paranaguá, o deslocamento de aeronave é de 12 a 14 minutos. Esse mesmo trajeto, caso fosse de ambulância, seria de mais de uma hora, e isso faz a diferença no quadro de saúde da vítima.

O voo noturno está disponível todas as sextas e sábados, até o final da temporada, inclusive no Carnaval. Segundo o Comandante do BPMOA, tenente-coronel Julio Cesar Pucci, essa inovação vai alcançar mais pessoas e salvar vidas.

"Já testamos esse trabalho o ano passado e houve uma demanda muito grande. É muito importante ter esse serviço pelo número da população flutuante que desce ao Litoral nesta época do ano, pois o hospital de referência da região é o Hospital Regional de Paranaguá, e qualquer deslocamento para está cidade leva um certo tempo que,dependendo do estado da vítima, pode ser fundamental para garantir uma sobrevida maior, evitar uma sequela ou deixar alguma região desguarnecida de ambulância por conta do transporte. Por isso ampliamos o serviço para 24h aos finais de semana no Verão Consciente", explicou.

"Tivemos um planejamento, com locais previamente estabelecidos para que se pudesse pousar com segurança à noite. Após toda a análise, neste ano conseguimos iniciar o trabalho com a escala completa de pilotos, operadores, médico e enfermeiro para voos noturnos", explicou o piloto do BPMOA, capitão Alexandre Creplive Zem.

Desde o início da temporada, o BPMOA opera uma base na cidade de Matinhos, ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para dar mais celeridade no atendimento de ocorrências e apoios em patrulhamento aéreo e de resgate e remoção de vítimas. A cada ano, a unidade aperfeiçoa procedimentos e amplia a atuação com o objetivo de salvar vidas.

Para este verão, as duas novidades preparadas pelo BPMOA foram o início de operações noturnas, devido a necessidade de apoio para bombeiros em atendimento de acidentes de trânsito mais graves e de missões de busca e resgate, e a segunda é a readequação de acionamento de ocorrências, em que a aeronave se desloca ao local da situação antes mesmo de receber o pedido de apoio das equipes de policiais e bombeiros.