Profissionais de saúde são homenageados no Hospital da Polícia Militar em comemoração ao Dia Internacional do Enfermeiro 12/05/2021 - 16:00

Jornalista Responsáveis

O Hospital da Polícia Militar fez uma homenagem a todos os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, por serem a referência de cuidado e amparo aos doentes, em comemoração ao Dia Internacional do Enfermeiro, comemorado nesta quarta-feira (12/05). A Banda de Música da Corporação também participou para alegrar ainda mais os profissionais com música e houve a entrega de mimos e sorteio de presentes aos profissionais como forma de agradecimento pela dedicação diária aos pacientes.

A cerimônia foi feita no 5º andar do hospital, respeitando as orientações de distanciamento social e uso de máscara facial. Os profissionais que atuam em diversos setores receberam a gratidão e o reconhecimento da Direção do Hospital, que ornamentou o espaço com figuras, balões e uma grande faixa sobre o Dia Internacional do Enfermeiro.

O Diretor-Geral do HPM, tenente-coronel bioquímico Mário Ricardo do Amaral, frisou que os enfermeiros são os pilares de qualquer unidade de saúde e atuam por uma vocação que inspira o bem o próximo. “Prestigiar esses profissionais que estão sempre na linha de frente trabalhando em prol do próximo é fundamental, pois eles são bem empenhados e dedicados, cuidando de vidas por amor”, afirmou.

Ele mencionou ainda que os profissionais que atuam no HPM são muito especiais por que cuidam dos heróis da segurança pública, policiais e bombeiros militares que, assim como eles, estão na linha de frente da sociedade. “Cuidamos de quem cuida de nós sabendo que um policial e um bombeiro sendo bem cuidado aqui vai sair daqui para desempenhar sua missão final com mais intensidade e prestígio”, ressaltou.

Durante a cerimônia, a Banda de Música tocou algumas músicas para alegrar ainda mais o momento de entrega dos mimos e dos presentes aos enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, mas a mais emocionante foi a canção Amor e Luz, composta especialmente para eles. “É importantíssimo marcar este dia, pois amamos o que fazemos e ser valorizado por isso é muito bom, ainda mais em um ano de desafios que ainda não acabaram. Isso nos dá mais força para superar os obstáculos que virão à frente”, disse a cabo Gisele Fronczaka Antunes, enfermeira do HPM há 10 anos.

Para a enfermeira chefe do HPM, Jane da Costa Testoni, a data comemorativa ganhou mais força com a pandemia do coronavírus, pois evidenciou uma categoria que precisava ser melhor valorizada pela sociedade. “Essa data representa um marco dos profissionais que querem mais do que serem vistos, querem ser valorizados e temos demonstrado isso a âmbito nacional, isso faz com que a gente some forças e continue a salvar vidas com amor”, disse.

Responsáveis pelo acompanhamento diário dos pacientes, são estes profissionais que estão com as pessoas desde os primeiros momentos na chegada ao hospital e, com o trabalho das próprias mãos, proporcionam paz e esperança de vida aos doentes, espantam a solidão dos internados e lutam até o último suspiro de vida deles.

“Agora na pandemia a gente se sente fragilizado porque recebemos o paciente com muito sofrimento, vemos toda a dor que está passando, a gente vibra quando ele se cura e chora quando eles partem, então muitas vezes somos as únicas pessoas que eles tem ao lado. Essa homenagem que recebemos hoje nos valoriza e dá ânimo para seguir em frente”, detalha a técnica de enfermagem Adriana Cardoso, que trabalha no HPM há quase 10 anos.

Como um verdadeiro sacerdócio, a profissão é encarada como um estilo de vida. Na família do enfermeiro Cleverson Ribeiro Carvalho, vários escolheram a enfermagem. “Mãe, esposa, primos e outros estão neste ramo da saúde”, destacou. Ele atua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital e relata que graças ao apoio dos gestores e coordenadores com suprimentos e equipamentos, as equipes de assistência direta aos pacientes pode trabalhar com mais segurança.

“Na Terapia Intensiva aprendi muito e este último ano foi de muito trabalho, realmente a carga é grande e nós mesmos nos cobramos mais. Tivemos a ajuda de colegas na retaguarda das ações, por meio da logística e da coordenação, tenho esse carinho e cuidado com eles por proporcionar as condições de trabalho que precisamos no dia a dia”, destacou.

A comemoração foi prestigiada ainda pelo Diretor Clínico do HPM, tenente-coronel Domingos Candiota Chula, pela Diretora Administrativa e Financeira do HPM, major Letícia Chun Pei Pan, o responsável pelo Centro Odontológico, tenente-coronel dentista Magno Ferdinando Zeni, o tenente-coronel Adilson da Silva, a Chefe da Divisão Médica, major médica Elaine Heidmann Cardoso, o tenente Wallacy Xavier de Souza de Araújo, o chefe de Pessoal do hospital, capitão Moisés Alves Nunes, entre outros oficiais e praças.