RONE simula roubo a banco no Centro de Curitiba; exercício faz parte do III Curso da unidade 08/12/2019 - 10:41

Marcia Santos

Jornalista responsável

 

 A Rondas Ostensivas de Natureza Especial  (RONE), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), promoveu um exercício simulado de roubo a banco na noite desta sexta-feira (06/12). A ação aconteceu no centro de Curitiba e faz parte do III Curso da RONE, que conta com 27 policiais militares.

Segundo o Comandante da RONE e Coordenador do curso, capitão Paulo Alexandre Rodrigues,  esse foi o segundo exercício aplicado apenas nessa semana. "Na (quarta-feira) fizemos um exercício na Estrada da Itambé, em Campo Largo, na RMC, simulando um roubo à carro forte. Já na sexta-feira simulamos um roubo à uma Agência bancária no Centro de Curitiba", contou o capitão.

Ainda de acordo com o capitão, ambos os exercícios foram feitos os mais reais possíveis. "Colocar o policial militar em uma situação, mesmo que simulada e estressante faz com ele esteja preparado para o dia a dia. A adrenalina faz com que a pessoa tenha diversas reações e aprenda a suportar adversidades quando vier a participar de situações reais", complementou.

Durante os exercícios foram usadas balas de festim (não letal) e bombas. Os próprios policiais militares e instrutores desempenharam os papéis dos suspeitos e dos reféns.

O curso iniciou-se no dia 5 de novembro e terá a duração de 50 dias. Além dos militares estaduais paranaenses, participam da especialização policiais de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

GALERIA DE IMAGENS