Revista em quadrinhos “Fronteirinha” é lançada pelo BPFron durante “Café com a Comunidade” em Marechal Cândido Rondon (PR) 16/08/2019 - 18:29

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron), em parceria com a Justiça Federal, lançou na manhã desta sexta-feira (16/08) a “Fronteirinha”, revista em quadrinho que fala, de forma didática, sobre o trabalho da unidade. O lançamento aconteceu na sede do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) durante o “Café com a Comunidade” em Marechal Cândido Rondon, no Oeste do estado.

Segundo informações do oficial de Relações Públicas, capitão Nairo de Oliveira Cardoso da Silva, o projeto começou em 2018 através do então comandante do BPFron, major André Cristiano Dorecki. A ideia era, através do gibi, se relacionar de uma forma lúdica e de fácil compreensão com as crianças que visitavam a unidade.

As ilustrações foram feitas pelo capitão do Corpo de Bombeiros Romero Nunes da Silva Filho, que de forma voluntária aceitou o convite do capitão Nairo. O roteiro foi feito pela soldado Luana Beiger.

Para o capitão Nairo, o principal objetivo do quadrinho é a mudança de comportamento da população que vive na fronteira, desestimulando o envolvimento com a criminalidade. “Os adultos já tem a convicção formada do que é a PM e o BPFron, por isso estamos nos aproximando das crianças para termos uma mudança a longo prazo”, disse.

Em 2019 o BPFron iniciou o segundo projeto social da unidade, o Coral de Músicas, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social e demais jovens da comunidade. “O nosso principal trabalho hoje é a repressão com as apreensões diárias que o batalhão faz, porém, não podemos esquecer a prevenção e essa foi uma forma que encontramos de nos aproximar e mudar positivamente a percepção da nossa Corporação”, complementou o capitão.

Após os desenhos prontos, a seção de projetos do batalhão, chefiada pelo tenente Sérgio Antônio Merege de Mello filho, firmou uma parceria com a Justiça Federal de Guaíra, que resultou na impressão de 500 exemplares da 1ª edição do “Fronteirinha”. As revistas serão distribuídas em um primeiro momento para as crianças integrantes do coral de música do BPFron e aos filhos dos policiais militares que integram a unidade.

GALERIA DE IMAGENS