Solenidade marca encerramento de dois cursos do BPFron em Marechal Cândido Rondon (PR) 02/12/2019 - 15:00

Jornalista responsável

Na manhã de sexta-feira (29/11), aconteceu a solenidade de encerramento de dois cursos do Batalhão de Fronteira (BPFron): o de Capacitação em Operações Policiais Fluviais do BPFron (CopFlu), e o curso de Unidades Especializadas de Fronteira Nível Multiplicador (CUEF). O evento aconteceu na Associação Comercial e Empresarial de Marechal Cândido Rondon (PR).

De acordo com o Comandante do BPFron, tenente coronel, Saulo de Tarso Sanson Silva, a capacitação dos policiais militares é constante para que as forças de segurança pública estejam aptas a atuarem na região de fronteira. “A atuação nesta região (fronteira) possui peculiaridades quando comparado com o trabalho da área de segurança de outras regiões. O fortalecimento dos trabalhos interagências através destes cursos também foi um ponto abordado pelo Comandante do BPFRON, Batalhão sede dos cursos”, disse.

O curso CopFlu tem como objetivo aumentar o policiamento náutico na fronteira, aprimorando as técnicas e táticas de seus operadores de forma que os policiais que fazem o policiamento preventivo e repressivo na região de fronteira estejam capacitados para cumprirem a missão. Na solenidade, o CopFlu formou 18 alunos, sendo 17 do Corpo de Operações e Busca de Repressão Aquática - C.O.B.R.A. do BPFron, além de um policial militar do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) do Paraná.

Já o curso CUEF, teve como objetivo capacitar os profissionais de segurança pública para atuar como multiplicadores da temática de Unidades Especializadas de Fronteira, em atendimento ao Programa de Proteção Integrada de Fronteiras -  PPIF que visa fortalecer a prevenção, controle e a fiscalização. O curso formou na solenidade 31 agentes de segurança e fiscalização integrantes da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal do Brasil, Polícia Civil e Polícia Militar de vários estados do País.  O CUEF Multiplicador foi promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública – SENASP, e contou com o apoio da Secretaria de Operações Integradas - SEOPI, ambas secretarias do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Marcaram presença na solenidade, o Comandante do BPFron, tenente coronel Saulo de Tarso Sanson Silva, representando o Secretário de Segurança Pública do Paraná, coronel Rômulo Marinho Soares; a Juíza da Vara Especial Civil da Fazenda Pública e Criminal de Marechal Cândido Rondon, Berenice Ferreira Silveira Nassar; o tenente-coronel Wellyngton Alves da Rosa, o Secretário de mobilidade Urbana de Marechal Cândido Rondon; o Prefeito Municipal Márcio Rauber, o tenente-coronel Hércules da 15ª Companhia de Infantaria Mecanizada do Exército Brasileiro. Ainda estiveram no evento o  Delegado Chefe da Polícia Federal de Guaíra Júlio Fugik, Heron Amilton de Lima, Coordenador do Arco Sul/CGFRON da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública entre outras autoridades.