Solenidade marca troca de comando do BPRv em Curitiba, na Capital do estado 09/10/2019 - 14:24

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

O Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) recebeu, na manhã desta quarta-feira (09/10), na sede do Departamento de Estradas e Rodagens (DER), em Curitiba, o novo Comandante da unidade. O coronel Erich Wagner Osternack deixou o cargo após quase dois anos e passou a função ao tenente-coronel Olavo Vianei Francischett Nunes, que desde 2012 estava chefiando a Central de Operações Policiais Militares (COPOM).

“Parabenizamos o coronel Erich, agora ele passa a trabalhar conosco na Secretaria de Segurança Pública, auxiliando no planejamento estratégico da pasta. Desejamos ao tenente-coronel Vianei sucesso nessa nova missão ao comandar um batalhão tão importante quanto é o Batalhão de Polícia Rodoviária”, disse o Secretario Estadual da Segurança Pública, coronel Romulo Marinho Soares.

Durante o seu discurso, o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, elogiou o trabalho realizado pelo coronel Erich frente ao BPRv. “Os resultados da sua gestão é o reflexo do trabalho operacional e da sua capacidade de administração e comando”, disse.

Ao tenente-coronel Vianei, o coronel Péricles elogiou o trabalho desempenhado no COPOM e deixou uma mensagem para os próximos desafios. “Pela sua competência, história, família e legado, mantenham em mente as missões que são lançadas sobre o seu ombro, que serão também desempenhadas com garantia, competência, eficácia e eficiência”, discursou.

O Secretário de Estado da Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, enalteceu tanto o sucessor quanto o sucedido, e reafirmou a parceria com o BPRV para a garantia de maior segurança viária aos usuários. Ele também falou sobre a continuidade das atividades que contribuam para a redução de acidentes de transito. “Hoje, eu e o governador estamos trabalhando duro para que possamos auxiliar o trabalho de vocês. Estamos com a nossa equipe empenhada para deixar uma nova estrutura para as próximas décadas no Estado”, firma.

O coronel Erich destacou que em pouco mais de dois anos de comando do BPRv, vários avanços na gestão do efetivo da unidade foram alcançados. Um deles foi a possibilidade de registro do boletim de acidente de trânsito eletronicamente (quando não há vítimas). “Vejo extremamente positivo o saldo que toda nossa equipe conseguiu atingir”, diz. “Os resultados positivos foram alcançados porque todos entenderam a nossa gestão e objetivos”, conclui.

Para os novos desafios, o coronel garantiu a mesma eficiência e dedicação. “Agora sigo para o cargo de Assessor Militar do coronel Marinho, e também para os preparativos da Operação Verão que se aproxima. Estarei sempre à disposição para somar com a PM e com a SESP, em prol do povo paranaense”, contou.

“Sempre fui apaixonado pelas causas que envolvem o trânsito”, afirma o novo comandante do BPRv, tenente-coronel Vianei, que assume o próximo cargo após chefiar por sete anos no Centro de Operações Policiais Militares (COPOM). “Meu pai morreu após um acidente, por isso é que é muito especial para mim ter a responsabilidade de trabalhar para um batalhão como esse”, afirma. “Meu objetivo é poder trabalhar para salvar vidas, contribuindo com o DER naquilo que o Batalhão tem de expertise para melhorar a engenharia de trânsito”, acrescenta.

Segundo o tenente-coronel Vianei, o seu comando seguirá sete eixos, sendo o primeiro seguir o planejamento do Comandante-Geral da PM.  Em segundo, trabalhar em conjunto com o DER para que as experiências dos policiais militares possam ajudar a desenvolver estradas cada vez melhores. “Vamos trabalhar de forma integrada com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e com todos os órgãos com circunscrição sobre as vias, sendo municipal ou federal”, disse.

Sem esquecer o passado, o tenente-coronel Vianei quer manter a qualidade alcançada pelo coronel Erich, sempre buscando melhorar o atendimento ao cidadão. Salvar vidas e combater o crime que opera na rodovia, como o contrabando, o descaminho, o tráfico de armas, de munições e drogas, também serão um dos eixos defendidos pelo Comandante da unidade.

O novo comandante vai dar uma atenção especial às demandas dos policiais militares que trabalham no batalhão. Por fim, o combate à corrupção será implacável, não só as cometidas pelos militares estaduais, mas também a da população que acaba cooptando os policiais militares.

PRESENÇAS - Também estiveram no evento os deputados estaduais Thiago Amaral, soldado Adriano José e o líder do governo na Assembléia Legislativa do estado, Hussein Bakri, além do integrantes de motoclubes, oficiais e praças do BPRv e do COPOM, oficiais da PM da reserva remunerada, bem como amigos e familiares do sucedido e do sucessor.