Verão Maior 2019/2020 Costa Noroeste fecha 27 dias sem homicídio 21/01/2020 - 16:00

Jornalista responsável

Em 27 dias de Verão Maior 2019/2020  na Costa Noroeste, as equipes da PM prestaram quase 100 atendimentos, além de prender 11 pessoas, sendo dois foragidos da justiça. A Operação iniciou-se no dia 21 de dezembro e o reforço permanece até o dia 1º de março em todo o estado. O destaque é que o trabalho preventivo inibiu crimes e nenhum homicídio ocorreu desde o início do verão até agora.

Também foram lavrados seis Termos Circunstanciados, apreendidos 70 gramas de cocaína e 11,7 gramas de maconha. “O trabalho ostensivo vem dando ótimos resultados e podemos ver pelas estatísticas que não tivemos nenhum homicídio e um aumento de 14,2% nos atendimentos em relação ao mesmo período do ano passado”,  explicou o Comandante da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (3ª CIPM), major Orlando Lázaro da Silva.

De acordo com o major, as ações desenvolvidas no Verão Maior 2019/2020 foram intensificadas e planejadas de forma que a presença da Polícia Militar se estendesse das ruas até às prainhas, rios e lagos, nessa época do ano em que os locais paradisíacos do Noroeste ficam lotados. A presença dos policiais militares também é de auxílio aos turistas, prestando informações importantes para a segurança deles durante o momento de lazer“. Além do trabalho que as nossas equipes já desempenham no dia a dia, também estamos aplicando o nosso reforço nas áreas de maior concentração de pessoas”, disse.

O trabalho ostensivo, intensificado em áreass estratégicas, principalmente nos finais de semana, contribuiu para evitar que roubos, furtos e até homicídios não ocorressem. “Intensificamos a fiscalização e abordagem de veículos, autuação de infrações de trânsito, abordagens a pedestres, bem como a orientação a população local e turistas, resultando assim em 96 atendimentos, os quais resultaram em 11 pessoas detidas, sendo dois com Mandado de Prisão em Aberto”, continuou o major Lázaro.

Ainda de acordo com o Comandante da unidade, além do trabalho terrestre, os policiais também estão fazendo o policiamento aquático com barco caracterizado, prontos para fazer atendimentos de emergência caso seja necessário. “O barco é aplicado em Porto Rico, Porto São José e Porto Maringá, locais onde muitas pessoas buscam para se refrescar e passar um tempo agradável em família”, complementou.

Ainda de acordo com o major Lázaro, o trabalho preventivo do Verão Maior 2019/2020 Costa Noroeste conta com a participação de todas as unidades que compõe o 3º Comando Regional da PM (3º CRPM) e com o apoio das unidades especializadas do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), do Batalhão de Polícia Ambiental-Força Verde (BPAmb-FV), Corpo de Bombeiros, através de salva-vidas militares e civis distribuídos em nove pontos da costa Noroeste, bem como a presença da Marinha do Brasil.