Batalhão de Polícia de Trânsito - BPtran

brasão BPTran

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) é uma Organização Policial Militar (OPM) da Polícia Militar do Paraná (PMPR), especializada no policiamento de trânsito urbano. O batalhão está subordinado ao Comando de Policiamento Especializado (CPE).

O BPTran é, atualmente, dividido em 3 Companhias e é responsável pela fiscalização em toda a cidade de Curitiba.

Batalhão de Polícia de Trânsito
Rua Professora Antonia Reginato Viana, 411
CEP 82810-300 - Curitiba - PR.
41 3281-1616

Localização (clique aqui)

 

Notícias da Polícia de Trânsito

Mais notícias

 Atendendo toda a cidade de Curitiba, o Batalhão de Polícia de Trânsito é dividido em 3 companhias, sendo a 1ª Cia a responsável pelo atendimento de sinistros de trânsito e a 2ª e 3ª Cia (COTAMOTRAN – Companhia Tático Móvel de Trânsito) responsáveis pelas escoltas, bloqueios e fiscalizações.

A Companhia Tático Móvel de Trânsito (COTAMOTRAN) realiza o policiamento na cidade de Curitiba através de suas duas companhias, 2ª e 3ª Cias, e atuam realizando bloqueios, operações de fiscalização e escoltas.

Endereço COTAMOTRAN) Rua Duarte da Costa, 350 - Vila Lindóia

Mapa Curitiba regiões de atuação do BPTran

 

Sede do BPTran e da 1ª Companhia 

Sede do Batalhão de Polícia de Trânsito

Rua Professora Antonia Reginato Viana, 411, Capão da Imbuia, Curitiba-PR, CEP: 82810-300.

2ª  e 3ª Companhia

2ª e 3ª Companhia do Batalhão de Polícia de Trânsito

 Rua Desembargador Westphalen, 2649, Parolin, Curitiba-PR, CEP: 80220-030 - Localização

Carro da BPTran em 1952

 

A data oficial da criação do BPTran, foi publicada em Boletim Geral nº 049, de 28 de Fevereiro de 1952, com o nome de Serviço de Guarda Sinaleiro de Trânsito da Polícia Militar, sendo o 1º Tenente REINALDO JOSÉ MACHADO (HOJE Cel RR), o seu primeiro Comandante.
Em 1953, o Serviço de Guarda Sinaleiro, passou a denominar-se Companhia de Guardas Sinaleiros de Trânsito, passando a categoria de Unidade Independente e subordinada diretamente ao Comando Geral e no ano de 1955 passou a chamar-se Batalhão de Sinaleiros de Trânsito.

Cruzamento de ruas em 1964

 

Posteriormente, de acordo com o Decreto Governamental 16.313, de 27 de Outubro de 1964,. o Batalhão de Sinaleiros de Trânsito passou a denominar-se Batalhão de Controle de Tráfego (BCT). No início de 1971, ficou adido ao BCT, o Corpo de Polícia de Estabelecimentos de Ensino, em virtude de seus componentes desempenharem funções correlatas em estabelecimentos de ensino da capital.

Em 17 de Julho de 1973, foi criado o Pelotão de Motociclistas, com a finalidade de realizar o policiamento motorizado de trânsito e realizar o serviço de batedor e de segurança aproximada, quando do deslocamento de autoridades, comboios e da realização de competições desportivas e desfiles.

Dois motociclistas do BPTran

Posteriormente, conforme a LOB (lei de Organização Básica da PM), Lei nº 6.774, de 08 de Janeiro de 1976, o BCT passou a denominar-se Batalhão de Polícia de Trânsito, ficando subordinado ao Comando do Policiamento da Capital, atual 1º Comando Regional de Polícia Militar do Paraná.
Em Agosto de 1979, foi destacada uma equipe de 35 homens do BPTran para substituírem os funcionários civis no Plantão de Acidentes do DETRAN, com a missão de efetuar o levantamento de locais de acidentes no município de Curitiba, o que vem sendo feito até hoje.

 

O BPTran, desde a sua criação operou em sedes alugadas ou emprestadas, até Fevereiro de 1983, quando foi inaugurada sua própria sede, construída dentro dos padrões mais modernos de arquitetura e com toda a infraestrutura necessária ao seu melhor desempenho, construção esta subsidiada pelo DETRAN e localizada no Bairro do Capão da Imbuía (Rua Professora Antonia Reginato Viana, 411, esquina com Hayton da Silva Pereira).

 

Missão

A competência do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), encontra-se prevista no Art. 23, inc III do CTB:
 

Código de trânsito Brasileir
Lei Nº 9.503, de 23 de setembro de 1997
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
Art. 23 - Compete às Polícias Militares dos Estados e do Distrito Federal:
III - executar a fiscalização de trânsito, quando e conforme convênio firmado, como agente do órgão ou entidade executivos de trânsito ou executivos rodoviários, concomitantemente com os demais agentes credenciados;
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

O BPTran, Unidade pertencente à Policia Militar do Paraná, como integrante do Comando do Policiamento da Capital, executa fundamentalmente o policiamento de trânsito em Curitiba, a pé e motorizado, na modalidade patrulhamento, permanência e escolta, tendo por missão:

 

Geral

Atuar sistematicamente na fiscalização, orientação e controle de tráfego, com o objetivo de proporcionar segurança e fluidez do trânsito e assegurar o cumprimento da Lei, Regulamentos e demais atos pertinentes.

 

Particular

Atuar em pontos base, cruzamentos, pontos críticos, eixos e vias com vistas à disciplina do trânsito, obediência à sinalização e proteção à condutores, pedestres, pistas de rolamento, sinalização e obras de arte;

Atuar em pontos base, com vistas à redução de acidentes de trânsito;

Remover ou reter veículos por prática de infração de trânsito;

Remover ou providenciar junto ao órgão competente a retirada de obstáculos, animais, veículos que impeçam ou dificultem a livre circulação nas vias públicas;

Fiscalizar veículos e condutores;

Autuar infratores e, conforme o caso, efetuar prisões ou detenções; e

Promover e/ou participar de campanhas de trânsito, visando orientar e educar motoristas e pedestres.

 

Especial

Executar isolamento de área;

Realizar operações de trânsito;

Realizar escolta de autoridades;

Registrar os acidentes de trânsito ocorridos na Capital do Estado.

 

Além destas atividades, consideradas como básicas, o Batalhão de Polícia de Trânsito executa operações em apoio a outros órgãos (URBS, Receita Estadual, e conjuntas com outras Unidades Operacionais da PMPR e com a Polícia Civil).

Tenente-Coronel QOPM Omar Bail

Nascido aos três dias de fevereiro de 1971, na cidade de Curitiba, é filho de Gustavo Bail e de Annahyr Bail, casado com a senhora Luciana e possui 2 filhos, Késia e Omar filho.

 

Currículo

Ingressou na polícia militar do paraná em 1991, sendo declarado aspirante em 1993, turma “semeadores do paraná”.

Foi promovido ao posto de tenente-coronel em 28 de abril de 2023.

Ao ser nomeado para o cargo de comandante do Batalhão de Polícia de Trânsito - “Batalhão Cap. PM Adnilson Lima da Silva”, o Ten.-Cel. QOPM Omar Bail, atuava como subdiretor na Diretoria de Pessoal da Polícia Militar do Paraná.

 

Cursos

Estatística policial;

Leitura e análise de disco diagrama

Polícia comunitária;

Polícia judiciária militar;

Instrutor de trânsito;

Diretor geral de centro formação de condutores;

Identificação veicular;

Programa avançado de treinamento policial e cidadania;

Curso superior em universidades civis:

Bacharel em teologia – centro universitário Filadélfia -Unifil

 

Funções exercidas como oficial superior

Presidente da comissão de praças, em dois períodos mai/2018 a jun/2020 e mai/2021 a out/2022;

Oficial de planejamento do Regimento de Polícia Montada – Cel. Dulcídio;

Subcomandante do Regimento de Polícia Montada – Cel. Dulcídio;

Oficial de planejamento do Vigésimo Terceiro Batalhão de Polícia Militar;

Subdiretor de Pessoal da Polícia Militar do Paraná;

Desempenhou as funções de instrutor das disciplinas de legislações de trânsito e policiamento de trânsito rodoviário e urbano em cursos na Academia Policial Militar do Guatupê e em escolas de formação de oficiais e praças.

Em construção

Em construção