Acionar o Disque Denúncia - 181

O que é

Por meio desse serviço, você tem acesso às informações sobre como fazer denúncias sem se identificar. As informações são encaminhadas para diferentes órgãos da Segurança Pública do Paraná e ajudam na prisão de criminosos, na apreensão de drogas, armas e contrabando, na busca por foragidos da Justiça e na localização de desaparecidos.

Consulte os tipos de crimes e delitos atendidos pelo 181.

ATENÇÃO! Quando o crime estiver ocorrendo no momento da chamada, ligue para o 190.

Quem pode acionar

Qualquer pessoa.

Onde acionar

Pela internet e por telefone.

Como acionar

• Tenha em mãos o máximo de informações, como local, características das pessoas e veículos envolvidos, se a situação se repete e outros dados que possam ajudar a polícia.
  • O telefone 181 funciona todos os dias da semana, das 8h às 23h, e as ligações são gratuitas. As denúncias também podem ser feitas pelo site Disque Denúncia 181, que permite inserir fotos e vídeos. Por telefone ou pelo site o sigilo das informações é preservado.
  • Ao fazer a denúncia, você recebe um número de protocolo e com ele pode acompanhar o processo pelo site do 181. Esse número também é importante para casos de pagamento de recompensa.

Quando NÃO acionar o 181:

• para emergências;
  • para pedir informações jurídicas ou endereços e telefone de outros órgãos;
  • para tratar de desacordos comerciais;
  • para desabafar sobre algum assunto ou situação;
  • para passar informações ou situações falsas.

Prazo

O registro da denúncia é imediato.

O que diz a lei

O Disque Denúncia 181 foi criado pelo decreto estadual nº 5494/2016.