Sempre haverá uma cavalaria 24/01/2020 - 22:15

Comunicação Social

Os animais fazem e sempre fizeram parte do nosso dia a dia. Criados com muito amor e dedicação eles também contribuem, e muito, para segurança pública. E na Polícia Militar do Paraná, isso não é diferente. Como é o caso do Regimento de Polícia Montada “Coronel Dulcídio”.

O RPMon é a unidade mais antiga da PMPR, foi criado em 1879, e de lá para cá prestou importantíssimos serviços à sociedade paranaense. O Regimento tem à sua disposição ótima estrutura com uma sede no Bairro Tarumã, um Haras na região de Pinhais, mais de 90 (noventa) baias, 5 pistas de treinamento e policiais militares especializados em várias áreas, como a veterinária, por exemplo.

E é no Haras Palmital que o Batalhão desenvolve diversos projetos e atividades que beneficiam os paranaenses, tanto na área de segurança como na área social. Atualmente a PMPR é autossuficiente na criação dos potros. O Regimento cria seus próprios animais desde a fecundação até seus últimos dias de vida.

Em 2017, o batalhão iniciou efetivamente a criação de seus cavalos, que em 2021 já poderão ser aplicados em diversas modalidades. O método usado para a criação dos animais chama-se Imprint Training. Esta técnica permite que os potros se adaptem as mais variadas situações desde poucos dias de vida. Todo o processo de desenvolvimento, tratamento e preparação, desde o nascimento, dura em torno de 48 meses, até que o animal esteja pronto e liberado para ser aplicado diretamente no policiamento ou qualquer outra modalidade.

Criar e cuidar com muito carinho, além de preparar o cavalo paras as variadas situações que ele venha a se deparar no dia a dia são as principais preocupações do Regimento, como afirma o Major Cruz, Subcomandante do Batalhão, “é excepcional poder participar de toda a vida do animal, e preparar o cavalo para contato com o público, instruções, atividades sociais, além diversas situações ligadas diretamente à atividade policial”.

Hoje, a unidade possui 90 (noventa) cavalos treinados e bem preparados. Destes, 70 (setenta) estão devidamente prontos para ser acionados imediatamente para o policiamento ostensivo, caso exista a necessidade iminente de atuação. Cada um deles tem um policial como seu tratador, que é responsável por cuidar da alimentação, da escovação e da higiene do animal, e também, se encarrega da limpeza das baias. Todos os militares do batalhão passam por curso de formação, especialização e treinamento dos equinos.

Assim, com toda esta qualificação, os animais e os militares são aplicados em shows, eventos, jogos de futebol, policiamento, práticas esportivas, atividades sociais, equoterapia, passeio com crianças e apoio em busca e salvamento de pessoas em áreas extensas.

Atividades como a equoterapia já atenderam cerca de 5 mil pessoas de forma gratuita, entre crianças e adultos, portadores de deficiências, variadas síndromes e dependentes químicos.

Isso demonstra o ótimo trabalho desempenhado pela Polícia Militar, por meio do Regimento, como afirma o Major Cruz, “toda esta gama de atividades nos deixa muito orgulhosos e a cada dia que passa procuramos aprimorar e ampliar nosso trabalho e desempenhar um ótimo atendimento, reafirmando nosso compromisso com o bem-estar da população paranaense”, ressaltou.

GALERIA DE IMAGENS