5ª Companhia Independente de Polícia Militar

 

brasao_5_cipm

 

A 5ª Companhia Independente de Polícia Militar é a unidade responsável por Cianorte.

Além de Cianorte a 5ª CIPM atende: Terra Boa, atendendo Jussara, Japurá, São Tomé, Indianópolis e São Manoel do Paraná.

 

5ª Companhia Independente de Polícia Militar
Av. América - 2212 - Zona do Armazém
Cianorte - PR
CEP: 87200-000
Tel. (44) 3629-1350

Localização (Clique aqui)
 

 

Notícias da 5ª CIPM

Mais notícias

 

As cidades atendidas pela 5ª CIPM são:

1º Pelotão: Sede em Cianorte, sendo responsável também pelos Distritos de São Lourenço e Vidigal;

2º Pelotão: Sede em Terra Boa, atendendo Jussara, Japurá, São Tomé, Indianópolis e São Manoel do Paraná.

Endereço: Avenida América, nº 2212 – Zona Armazém, Cianorte – PR, CEP: 87.207-002.

cia

 

A primeira estrutura de Polícia Militar em Cianorte foi inaugurada em 26 de julho de 1979, sendo denominada 3ª Companhia do 7º Batalhão de Cruzeiro do Oeste. Posteriormente, em abril de 2006, a Companhia de Cianorte foi incorporada ao 11º Batalhão de Polícia Militar, com Sede em Campo Mourão. E, em 9 de abril de 2014, foi criada a 5ª Companhia Independente de Polícia Militar – Cianorte, sendo responsável pelo policiamento ostensivo e pela Preservação da Ordem Pública na circunscrição territorial que compreende 7 (sete) Municípios da região Noroeste do Estado, atendendo uma população de cerca de 130.000 (cento e trinta mil) habitantes.

Desde o início, a 5ª CIPM já contou com 5 (cinco) Comandantes: Major QOPM José da Silva Neto, de 9 abr. 14 a 9 mar. 19; Major QOPM Elisvaldo Balbino dos Santos, de 10 mar. 19 a 14 set. 21; Major QOPM Márcio Skovronski Serbai, de 15 set. 21 a 2 ago. 22; Major QOPM Aguinaldo Gentil de Alencar, de 3 ago. 22 a 2 dez. 22; e Major QOPM Wagner de Araújo, de 3 dez. 22 até os dias atuais.

Na atividade-fim são vários os processos e modalidades de policiamento ostensivo desenvolvidos pelos Militares Estaduais da 5ª Companhia, mas o “carro-chefe” é o serviço de Radiopatrulha, viaturas policiais caracterizadas, que atendem aos chamados advindos pelo telefone de Emergência 190, fazendo-se presente nas cidades com o intuito de respeitar os direitos humanos e proteger a sociedade com ética profissional e espírito militar. Além disso, temos a ROCAM (Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas), que realiza o motopatrulhamento tático em toda a área; a Patrulha Rural Comunitária, que leva muito mais segurança ao homem do campo; a Equipe de Operação com Cães, que auxilia o serviço operacional com buscas de pessoas e faro de entorpecentes, além de realizar o policiamento de proximidade; e a ROTAM (Rondas Ostensivas Tático Móvel), que realiza o recobrimento tático e operacional na área da 5ª Companhia Independente.

Comandante: Major QOPM Wagner de Araújo.

Subcomandante: Capitão QOPM Fábio José Ribeiro.

Comandante do 1º Pelotão: 2º Tenente QOPM Lorenzo Folda Detzel.

Comandante do 2º Pelotão: Aspirante a Oficial PM Otoniel Coelho Neves.

Em construção…

Em construção…