9º Batalhão de Polícia Militar

brasao_9_bpm

 

O 9º Batalhão de Polícia Militar é a unidade responsável por Paranaguá.

 

9º Batalhão de Polícia Militar
Rua Domingos Peneda - 2488 - Aeroporto
Paranaguá - PR
CEP 83209-575
Tel. (41) 3420-2450

Localização (clique aqui)
 

 

Notícias do 9º BPM

Mais notícias

 

O 9º BPM possui cinco companhias e dois pelotões especializados (ROTAM e Patrulha Costeira). A área de atuação do Batalhão Costeiro é composta por sete municípios: Paranaguá (1ª CIA.), Matinhos (2ª CIA.), Guaratuba (3ª CIA.), Morretes, Antonina e Guaraqueçaba (4ª CIA.) e Pontal do Paraná (5ª CIA.). 

 

Endereço:

1ª Companhia: Rua Professor Cleto, nº 1760, bairro São Sebastião, Paranaguá;

2ª Companhia: Rua Lapa, nº 511, balneário Caiobá, Matinhos;

3ª Companhia: Avenida Cubatão, nº 123, bairro Centro, Guaratuba;

4ª Companhia: Rodovia Mário Marcondes Lobo, bairro Sítio Grande, Morretes;

5ª Companhia: Rua Nelson Medrado, nº 555, balneário Praia de Leste, Pontal do Paraná.

 

R. Domingos Peneda, nº 2488 – Aeroporto, Paranaguá – PR, CEP 83209-575.

9bpm

O 9º Batalhão de Polícia Militar (Batalhão Costeiro) é uma unidade da Polícia Militar do Paraná (PMPR) que atua no litoral paranaense, desde o período imperial até os dias atuais. Sua história é marcada por momentos de bravura, dedicação e serviço à comunidade.
A presença da PMPR no litoral remonta a 1854, quando a então província do Paraná, recém-desmembrada de São Paulo, recebeu o seu primeiro contingente policial, formado por 13 praças, comandadas pelo Alferes Manoel Eufrásio de Assunção. O objetivo era garantir a segurança pública dos 62 mil habitantes da região, que sofriam com a ação dos foras da lei.
Durante a Guerra do Paraguai, em 1865, o Tenente Nicolau José Lopes, acompanhado de 24 policiais militares, realizava a guarda da cadeia, da alfândega portuária de Paranaguá, e também a manutenção da ordem pública no município de Antonina, além de comandar os destacamentos da Graciosa, do Rio do Pinto, do Itupava, de Chapecó e de Ambrósios.
Em 1964, o Capitão PM Francisco Marques Vieira assumiu o comando do Corpo de Polícia Portuária (CPP), com a missão de proteger os portos do Paraná. Treze anos mais tarde, após servir em outras unidades da corporação, em 19 de abril de 1977, já alçado ao posto de Tenente-coronel PM, Marques Vieira retornou ao litoral para ser o primeiro comandante do 9º Batalhão de Polícia Militar, nova unidade da PMPR criada pelo Decreto Governamental nº 3239, que já possuía uma estrutura muito semelhante à que vemos hoje.
Sua primeira instalação foi no quartel da Avenida Governador Manoel Ribas, próximo ao Porto Dom Pedro II, até que, em 1991, passou para a sua sede atual, na Rua Domingos Peneda, no bairro Vila São Vicente, em Paranaguá.
O 9º Batalhão de Polícia Militar, também conhecido como Batalhão Costeiro, cresce e amadurece junto à sociedade local, estando presente a cada segundo da vida dos seus cidadãos, desde que aqui militares estaduais estiveram pela primeira vez, desenvolvendo também aquela que é considerada a maior operação de segurança pública do Estado do Paraná, a Operação Verão.
O 9º BPM possui cinco companhias e dois pelotões especializados (ROTAM e Patrulha Costeira). A área de atuação do Batalhão Costeiro é composta por sete municípios: Paranaguá (1ª CIA.), Matinhos (2ª CIA.), Guaratuba (3ª CIA.), Morretes, Antonina e Guaraqueçaba (4ª CIA.) e Pontal do Paraná (5ª CIA.).
O nosso dever com a sociedade do litoral paranaense é irrevogável e indissoluto, por isso trabalhamos para construir um batalhão cada dia melhor.

Comandante do 9º BPM

Tenente-Coronel QOPM Cristiano Stocco Rosa

 

Subcomandante do 9º BPM

Major QOPM João Pedro Passos

Em construção…

Em construção…