Batalhão de Polícia de Choque - BPChoque

bpchoque brasao

 

O Batalhão de Polícia de Choque - BPCHOQUE - é uma unidade especializada da Polícia Militar do Paraná, com policiais altamente capacitados para atuar em situações específicas e no controle de distúrbios civis. 

O BPCHOQUE está subordinado ao Comando de Missões Especiais (CME) e está subdividido em:

1ª Companhia: Encarregada do policiamento ostensivo, visando o restabelecimento da ordem já perturbada, com o emprego de força.

2ª Companhia: Policiamento tático tanto em Curitiba, região metropolitana e interior do estado, reintegrações de posse e policiamento em grandes eventos. 

Companhia de Operações com Cães: missão apoio com cães de faro na busca de armas, drogas e captura de pessoas, sendo de suma importância o emprego do cão para o trabalho policial.

 

BPCHOQUE
Av. Mal. Floriano Peixoto - 1401 - Rebouças
Curitiba - PR
CEP 80230-110

Localização (clique aqui)
 

 

Notícias do BPCHOQUE

 Mais notícias

 

O Batalhão de Polícia de Choque atua em todo o estado do Paraná.

 

1ª Companhia

A 1ª Companhia de Polícia de Choque foi criada em janeiro de 1976, sendo ativada pela portaria do Comando geral nº 384/76, de 23 de setembro de 1976 como encarregada do policiamento ostensivo, visando o restabelecimento da ordem já perturbada, com o emprego de força, na época de sua criação foi especialmente treinada para missões de contra guerrilha urbana e rural. 

Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 1401 - Rebouças, Curitiba - PR, 80230- 110.

Comandante: Capitão QOPM Leandro Pereira.

 

2ª Companhia

A 2ª Companhia de Polícia de Choque foi criada em março de 2023, com o objetivo de reforçar o policiamento tático tanto em Curitiba, região metropolitana e interior do estado, reintegrações de posse e policiamento em grandes eventos.

Dentre outras missões das Companhias de Polícia de Choque, ainda podemos elencar operações em estabelecimentos prisionais, reintegrações de Posse, desobstruções de vias e policiamento em grandes eventos. Além de realizar o recobrimento da malha protetora de segurança pública, por meio de patrulhamento tático especializado em Curitiba e região metropolitana e outros locais do Estado conforme demanda.

Endereço: Av. Mal. Floriano Peixoto, 1401 - Rebouças, Curitiba - PR, 80230- 110.

Comandante: Cap. QOPM Everton Jonas Fabris.

 

Companhia de Operações com Cães

A Companhia de Operações com Cães foi criada em 14 de dezembro de 1972, e tem como missão apoio com cães de faro na busca de armas, drogas e captura de pessoas, sendo de suma importância o emprego do cão para o trabalho policial.

Endereço: Rua Thomaz Otto, 490 - Pilarzinho, Curitiba - PR, 82100-520.

Comandante: Cap. QOPM Marlonn Victtor Nunes E Silva.

 

Quartel do Comando Geral, Av. Mal. Floriano Peixoto, 1401 - Rebouças, Curitiba - PR, 80230-110.

choque sede

 

Foi criado no dia 05 de agosto de 2021, por meio do decreto n° 8241, publicado no diário oficial n° 10.992. O BPCHOQUE é encarregado das ações e Operações de Policia de Choque, do policiamento ostensivo, visando ao restabelecimento da ordem já perturbada, operações de patrulhamento tático, com vista a combater as ações do crime organizado, em escoltas especiais e em operações com emprego de cães, atendendo todo o estado do Paraná.

Comandante do BPCHOQUE: Tenente-Coronel QOPM Paulo Renato Aparecido Siloto.

 

Subcomandante do BPCHOQUE: Major QOPM Fábio Bonifácio Ferreira.

Em construção

Em construção