Batalhão de Polícia Militar de Fronteira

O Batalhão de Polícia Militar de Fronteira é a unidade responsável por Marechal Cândido Rondon.

 

Batalhão de Polícia Militar de Fronteira
PR 467, KM 26,1 - Linha Quinta das Seleções
CEP 85960-000
Marechal Cândido Rondon - PR
MAPA
41 3284-5750

 

 
Área de atuação

O BPFron atua em 139 municípios na faixa de fronteira, que abrangem um raio de 150 km além da linha divisória terrestre do território nacional. Opera em 447 km de fronteira, sendo 208 km com o Paraguai e 239 com a Argentina. Além disso, a área também é limítrofe aos Estados do Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. A população que reside nessa faixa de fronteira é de 2.372.846 habitantes, conforme último Censo, realizado pelo IBGE em 2010.

O Lago de Itaipu vem sendo um dos principais pontos de atuação do BPFron. Formado em 1982, possui uma extensão de 170 km, com locais onde a distância entre as margens brasileira e paraguaia ultrapassa os 12 km, e outros onde essa distância é inferior a 500 metros. São 16 municípios brasileiros banhados pelo Lago de Itaipu e que são de atuação do BPFron.

 

Sede do BPFron e da 1ª Companhia

Sede do Batalhão de Polícia de Fronteira

PR 467, KM 26,1 - Linha Quinta das Seleções
Mal. Cândido Rondon-PR, CEP: 85960-000 - MAPA

 

área de atuação do BPFron

 

2ª Companhia

2ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira

Avenida Tomaz Luiz Zeballos, 1800, Zeballos
Guaíra-PR, CEP: 85980-000 - MAPA

 

3ª Companhia

3ª Companhia do Batalhão de Polícia de Fronteira

Rua Jesuíno Teodorico de Andrade, 272, Centro
Sto. Antônio do Sudoeste-PR, CEP: 85710-000 - MAPA

 


 

Notícias da Polícia de Fronteira

Mais notícias

 

 
Comandante

ANDRÉ CRISTIANO DORECKI

Brasileiro, nascido em 24 de junho de 1973 na cidade de Curitiba, Paraná. O Major André Cristiano Dorecki ingressou na Polícia Militar em 09/03/1992 e estava atuando na Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública em Brasília-DF ao ser nomeado Comandante do BPFRON - Batalhão de Polícia de Fronteira.

Comandante BPFron

 

 

 

CURRÍCULO

  • É pós-graduado em Segurança Pública e Ética pela Faculdade Educacional das Araucárias;
  • Possui Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais - Especialização em Planejamento em Segurança Pública;
  • É especializado em Direito Militar Contemporâneo pela Universidade Tuiuti do Paraná;
  • Especialização em Gestão Pública pela Universidade Estadual de Ponta Grossa;
  • Tem curso pela CBP - International Border Interdiction Training (IBIT) International Law Enforcement Academy – ILEA;
  • Curso de Controle de Distúrbios Civis pela Polícia Militar do Estado de São Paulo;
  • Curso de Intervenções Estratégicas em Movimentos Sociais pelo Batalhão de Choque da Polícia Militar de Minas Gerais;
  • Gerenciamento de Crises pelo Batalhão de Operações Especiais;
  • Organização e Técnicas de Patrulhamento pela Academia Policial Militar do Guatupê;
  • Polícia Judiciária Militar pela Academia Policial Militar do Paraná;
  • Recentemente o Major André Cristiano Dorecki atuou na Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública em Brasília, retornando a comandar o BPFron no início de 2020, onde já atuou no Comando da Unidade, de abril de 2017 a setembro de 2018.
 
Histórico

O Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) é uma unidade especializada da Polícia Militar do Estado do Paraná. É o primeiro Batalhão de Polícia de Fronteira do país. Criado em âmbito estadual pelo decreto-lei nº 4.905 de 06 de junho de 2012, o BPFron é uma proposta para o desenvolvimento de ações relacionadas ao Plano Estratégico de Fronteira e ENAFron, sendo subordinado ao Subcomando Geral da Polícia Militar do Paraná.

Atuante nas fronteiras com foco na prevenção, controle, fiscalização e repressão aos delitos transfronteiriços o BPFron conta com apoio dos municípios e órgãos governamentais integrando esse processo. Como resultado desta integração os resultados de apreensões vem crescendo a cada dia.

O BPFron atua em 139 municípios na faixa de fronteira, que abrange um raio de 150 km além da linha divisória terrestre do território nacional.

A sede do BPFron está localizada em Marechal Cândido Rondon bem como sua primeira companhia. Já a segunda e terceira companhia estão situadas em Guaíra e Santo Antônio do Sudoeste, respectivamente.

O BPFron realiza o patrulhamento ostensivo e preventivo através de seus pelotões, atuando no combate aos delitos transfronteiriços na região de fronteira.

Por terra temos a R.O.C.A.M. - Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas, o Pelotão de Operações com Cães além da atuação das três companhias da unidade atuando no recobrimento de área com seus respectivos pelotões.

Com o patrulhamento aquático temos o Pelotão C.O.B.R.A. – Corpo de Operações de Busca e Repressão Aquática, realizando o policiamento embarcado em toda a região do lago de Itaipu que abrange 170 km, sendo 16 municípios brasileiros banhados por ele e que são de atuação do BPFron

As ações conjuntas a outros órgãos de segurança e fiscalização fazem parte da rotina de trabalho do BPFron. O policiamento ostensivo bem como as operações conjuntas ou apoio a outros órgãos de segurança e fiscalização fazem do BPFron, um batalhão reconhecido a nível nacional, pelas suas constantes apreensões e trabalho maciço na região de fronteira.

 
Galeria de Ex-Comandantes

 

 

 

 

Tenente-Coronel QOPM Cezar Leroy Copper

 

Barra Amarela

Tenente-Coronel QOPM Cezar Leroy Copper

08 Abr 2016

04 Ago 2017 

 

 

Major QOPM Adauto Nascimento Giraldes Almeida

 

Barra Amarela

 Major QOPM Adauto Nascimento Giraldes Almeida

17 Ago 2015

07 Abr 2016

 

Tenente-Coronel QOPM Erich Wagner Osternack

 

Barra Amarela

Tenente-Coronel QOPM Erich Wagner Osternack

06 Jun 2012

16 Ago 2015 

 

 

 

 
Missão

O Batalhão de Polícia de Fronteira é responsável pelo policiamento ostensivo preventivo fardado, para a preservação da ordem pública e operações diversas para emprego em região de fronteira do Brasil com o Paraguai e Argentina. Também atua no recobrimento das unidades já instaladas e apoiando outras forças de Segurança Pública. O objetivo principal é prevenir e reprimir a prática de crimes transfronteiriços, conforme diretrizes do Comandante-Geral da Polícia Militar.