16º Batalhão de Polícia Militar

brasao_16_bpm

 

O 16º Batalhão de Polícia Militar é a unidade da Polícia Militar do Paraná localizado na região Central do Estado. Responsável pelo policiamento ostensivo e pelo atendimento de ocorrências policiais em 14 municípios da região, garantidor da segurança de mais de 395 mil pessoas que residem em sua área de atuação.

 

16º Batalhão de Polícia Militar
Av. Deputado Cezar Silvestri, 4347, Morro Alto
Guarapuava - PR
CEP 85065-694
Tel. (42) 3626-7000

Localização: (clique aqui)​
 

 

Notícias do 16º BPM

Mais notícias

 

articulação PMPR

 

O 16º Batalhão de Polícia Militar abrange 14 municípios - PR e está dividido em quatro companhias.

1ª Companhia:

A 1ª Companhia fica localizada na sede do 16º BPM, no bairro Morro Alto, e atende os municípios de Guarapuava, Turvo e Campina do Simão, além dos Distritos de Entre Rios, Palmeirinha e Guará.

Comandante: Capitão QOPM Fabio Antonio Matucheski Zarpelon

Endereço: Rua XV de Novembro, 4347 – Morro Alto - Guarapuava - PR, CEP: 85065-694

Fone: (42) 3626-7000

 

2ª Companhia:

A 2ª Companhia fica localizada no município de Pinhão, e atende os municípios de Pinhão, Reserva do Iguaçú, Foz de Jordão e Candói.

Comandante: Capitão QOPM Fabio Antonio Matucheski Zarpelon

Endereço: Rua XV de Novembro, 267 – Centro - Pinhão - PR, CEP: 85170-000

Fone: (42) 3626-7000

 

3ª Companhia:

A 3ª Companhia fica localizada no município de Pitanga, e atende os municípios de Pitanga, Boa Ventura de São Roque, Santa Maria do Oeste, Nova Tebas, Manoel Eribas e Mato Rico.

Comandante: Aspirante Oficial PM João Paulo Batista França

Endereço: Praça 28 de Janeiro, 121 – Centro - Pitanga - PR, CEP: 85200-000

Fone: (42) 3646-1688

 

4ª Companhia:

A 4ª Companhia fica localizada no município de Prudentópolis, a qual possui um único município sob sua responsabilidade territorial, cuja extensão abrange 2.309 Km2, sendo a quinta maior extensão territorial do Paraná.

Comandante: 1º Ten. QOPM Walla Schreiner

Endereço: Rua Pref. Afonso Ditzel, 735 - Prudentópolis, PR, 84400-000

Fone: (42) 3446-1893

Rua XV de Novembro, 4347, Bairro Morro Alto, CEP 85065-694 - Guarapuava - PR 

fachada

 

sede 1

O 16º Batalhão de Polícia Militar é a unidade da Polícia Militar do Paraná com sede no município de Guarapuava.

Originário do Destacamento da Força Policial da Província, desde os idos de 1868, com a explosão demográfica atrelada ao desenvolvimento da região, em 1976 passou a sediar a 3ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Passado bons anos, em 14 de Junho de 1989, o Governador do Estado do Paraná, assinou o Decreto nº 5.195, transformando a 3ª CIPM em 16º Batalhão de Polícia Militar com jurisdição sobre 11 municípios inicialmente, que ao longo dos anos passou a divisão política compor-se de 24 municípios pertencentes ao Batalhão, sendo o maior Batalhão do Paraná em extensão territorial, esse que foi dividido em quatro Companhias.

Na data de 13 de junho de 2022, foi assinado o decreto Nº 11.388, em que o Governador do Estado no uso de suas atribuições que lhe confere tendo em vista o previsto no artigo 63, da lei Nº 16.575, de setembro de 2010, decreta: O 16º Batalhão de Polícia Militar sediado no município de Guarapuava, passa a denominar-se: “Batalhão 3º Sargento PM Ricieri Chagas”.

Ricieri Chagas, nasceu em 29 de outubro de 1973, ingressou nas fileiras da corporação em 26 de julho de 1995 como soldado 2ª classe, foi promovido a graduação de Cabo em 10 de agosto de 2018 e a graduação de 3º Sargento em 21 de abril de 2022 (post mortem), tendo completado 29 anos, 3 meses e 05 dias de excelente serviços.

Serviu no 16º BPM fez parte do extinto GOE (Grupo de Operações Especiais) e TMA (Tático Móvel Auto), além da ROTAM, Pelotão de Trânsito e por cerca de 15 anos vestiu a camisa do Pelotão de CHOQUE do 16° BPM. No dia 17 de abril de 2022, o Batalhão foi atacado pelo “Domínio de Cidades”, neste dia infelizmente três policiais nossos foram atingidos por disparos de arma de fogo, e perdemos o Sargento Ricieri. Ele teve uma carreira exemplar e extremamente operacional, seu legado para sempre será lembrado. Honrou com todas as suas forças o seu juramento: "devotar-me inteiramente ao serviço do estado e da minha pátria. cuja honra, integridade e instituições defenderei com o sacrifício da própria vida."

Em data de 28 de setembro de 2023, através do Decreto 3532, a 2ª Companhia Laranjeiras do Sul, passa a ser 10ª Companhia Independente de Polícia Militar (10ª CIPM), que ficará responsável por 10 municípios, deixando de pertencer ao 16º BPM.

Passando assim, o 16º Batalhão de Polícia Militar de 24 para 14 municípios de seu domínio, sendo eles, Guarapuava, Turvo, Campina do Simão, Pinhão, Reserva do Iguaçú, Foz do Jordão, Candói, Pitanga, Mato Rico, Nova Tebas, manoel Ribas, Santa Maria    do    Oeste,     Boa     Ventura     do     São     Roque     e     Prudentópolis. O Batalhão possui equipes especializadas, como:

RPA - Rádio Patrulha: Responsáveis pelo patrulhamento ostensivo e no atendimento diário das ocorrências. Quando alguém necessita de uma equipe policial para uma emergência, a central de atendimento do 190 filtra a as informações e repassa via rádio a ocorrência para uma equipe policial de rádio patrulha.

Pelotão de CHOQUE, com policiais altamente capacitados para atuar em situações específi-cas e no controle de distúrbios civis, que atua no patrulhamento ostensivo preventivo de alto risco, com operações para combater ações do crime organizado de alta periculosidade, atuando no controle de multidões e em grandes eventos e ainda conta com uma equipe de Operações com Cães, especializada com cães de faro, atuantes na detecção de entorpecentes, armas, explosivos e na buscas de pessoas.

ROTAM – Rondas Ostensivas Tático Móvel com característica iniciais do antigo GOE e TMA, desenvolvem um policiamento ostensivo com equipe tática com 3 ou 4 integrantes em uma viatura, com um efetivo especializado preparado para o pronto atendimento   a   ocorrências   de   alto   riscos,   bem   como   atuando   na   prevenção.

Patrulha Maria da Penha: A Patrulha Maria da Penha do 16º BPM iniciou suas atividades em 29 de agosto de 2018. Sua equipe está dedicada a apoiar mulheres que tiveram a coragem de quebrar o ciclo de violência, denunciaram seus agressores e solicitaram Medidas Protetivas de Urgência. Além disso, a equipe trabalha para assegurar que todas as vítimas de violência doméstica atendidas pela Polícia Militar tenham acesso à Rede de Enfrentamento do município e se informem sobre os serviços disponíveis   no   Centro   de   Referência   no   Atendimento   à   Mulher   (CRAM).

Patrulha Rural: Programa Patrulha Rural Comunitária, possui como finalidade desenvolver instrumentos e medidas junto à comunidade a fim de proporcionar maior segurança, redução de indicadores de criminalidade e melhoria da qualidade de vida na população das áreas rurais. Além disso existe o Projeto Patrulha Rural 4.0 que leva uma Placa e uma Cartilha com dicas de segurança pessoal e patrimonial, com localização e georreferenciamento das propriedades pelas equipes policiais, visando desenvolver ações de policiamento de proximidade orientado ao problema, com implementação de tecnologia aplicada à Segurança Pública.

Pelotão de Trânsito: Executa a fiscalização de trânsito, atuando com orientação e controle de tráfego, com o objetivo de proporcionar segurança e fluidez do trânsito e assegurar o cumprimento da Lei, Regulamentos e demais atos pertinentes. Executa a fiscaliza veículos e condutores, operações, registro de acidentes de trânsitos ocorridos na cidade, além de promover campanhas de trânsito, visando orientar e educar motoristas e pedestres.

O 16º BPM há anos vem desenvolvendo um excelente trabalho comunitário, proporcionando uma parceria entre a população e a PM, as quais trabalham juntas para identificar, priorizar e resolver problemas.

O Batalhão é grande atuante no combate ao tráfico de drogas, trazendo excelentes resultados em toda área e principalmente na região de Manoel Ribas, com os crimes de descaminho e contrabando.

Além disso, o Batalhão nos últimos três anos se destacou no âmbito estadual, sendo a Unidade que mais apreendeu armas de fogo.

Ainda investe em diversas campanhas anuais, como páscoa solidária, do agasalho, dia das crianças, natal solidário entre outras, fazendo-se sempre presente na comunidade.

Polícia Militar do Paraná, Nós fazemos a diferença!

Comunicação Social 16º BPM - Batalhão 3º SGT PM Ricieri Chagas

 

Comandante do 16º BPM: 

Major QOPM Jakson Aquiles Busnello

 

Currículo: 

nasceu na cidade de Apucarana - Paraná, é filho de Ademar Busnello e de Lindamir da Luz Busnello, é casado com a senhora Karen Cristina Zuke Alves Busnello e possui 02 filhas – Clarisse e Mayara.

Ingressou na Polícia Militar do Paraná em 1996.

 

Ao ser nomeado para o cargo de Comandante do 16º Batalhão De Polícia Militar, o Major QOPM Jakson Aquiles Busnello estava servindo no 16º Batalhão como subcomandante.

 

O Major Busnello é oriundo do curso de formação de oficiais, onde foi declarado Aspirante à oficial em 1998. Promoções por merecimento à 2º Tenente (1999), 1º Tenente (2006), Capitão (2011) e ao posto atual de major em 2020.

 

Possui ainda os seguintes cursos:

 

Cursos:

1996 – 1998 - Curso De Formação De Oficiais - Academia Policial Militar Do Guatupê

 

Curso Superior em Universidades Civis:

2000 - 2004 Graduação em Administração. Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Guarapuava, Brasil

 

Curso de Especialização:

2006 - 2006 Especialização em Curso De Polícia Judiciária Militar. Academia Policial Militar do Guatupê, APMG/PMPR
 

2007 - 2007 Especialização em Curso De Controle De Distúbios Civis. Academia Policial Militar do Guatupê, APMG/PMPR, Curitiba, Brasil – Companhia de Polícia de Choque
 

2008 - 2009 Pós Graduação - Especialização em Formulação E Gestão De Políticas Públicas. Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Guarapuava, Brasil
 

2011 - 2012 Pós Graduação - Especialização em Gestão Em Segurança Pública Com Complementação Em Magistério Superior. Faculdades Educacional de Araucária, FACEAR, Araucária, Brasil
 

2013 - 2013 Especialização em Direito Administrativo Disciplinar. Universidade Tuiuti do Paraná, UTP, Curitiba, Brasil
 

2016 - 2016 Curso de Especialização Community Policing 2 (Curso Internacional De Polícia Comunitária). Japan International Cooperation Agency, JICA, Tokyo, Japão

2018 - 2018 Curso de Aperfeiçoamento de oficiais. Academia policial militar do Guatupê - PR, APMG, Brasil

2020 - 2021 Pós Graduação - Especialização em análise criminal. faculdade Unina, Curitiba, Brasil
 

2021 - 2021 Especialização em Curso de Inteligência. Academia Policial Militar do Guatupê, APMG/PMPR
 

2023 - 2023 Especialização em Curso de gestão estratégica de policiamento de Choque. Academia policial militar do guatupê - PR, APMG, Brasil
 

2021 -2022 Pós Graduação - Especialização em Gestão De Recursos Humanos. Faculdade Unina, Curitiba, Brasil

2022 Mestrado Profissional em Administração. Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Guarapuava, Brasil

 

Unidades em que já atuou:

13º Batalhão De Polícia Militar – Curitiba – 1999

Batalhão De Polícia Florestal – Curitiba – 1999

Batalhão De Patrulha Escolar Comunitária – Foz Do Iguaçu - 2007

8ª Companhia De Polícia Militar - Irati - 2013

4º Comando Regional – Ponta Grossa - 2013

16º Batalhão De Polícia Militar - Guarapuava 1999 – 2008, 2014 – Até a Presente Data

 

Funções exercidas como Oficial Superior:

Subcomandante do 16º Batalhão de Polícia Militar

 

Desempenhou as funções de instrutor das disciplinas polícia comunitária, sistemas de segurança pública, análise criminal, legislação institucional, abordagem policial e inteligência policial em cursos na Academia Policial Militar do Guatupê e em escolas de formação de praças.

 

Foi condecorado com as medalhas:

Medalha de Bronze – 10 anos de serviço;

Medalha de Bronze – 20 anos de serviço;

Medalha de 150 anos da Polícia Militar do Paraná;

Medalha de Mérito Comunitário da Polícia Militar do Paraná;

Medalha Lobo Bravo De Segurança Pública – 16º BPM;

Medalha de Mérito da 8ª Companhia Independente de Polícia Militar;

Medalha de Mérito do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária;

Medalha de Mérito do Programa Educacional de Resistência às drogas e a violência da Polícia Militar do Paraná;

Medalha de Mérito do 12º Grupamento de Bombeiros do Paraná;

Medalha de 50 anos do Colégio da Polícia Militar do Paraná – Coronel Felipe de Souza Miranda;

Medalha de 50 anos da academia Policial Militar do Guatupê.

Em construção…

Em construção…