CMEIV - Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários

O Corpo de Militares Estaduais Inativos Voluntários - CMEIV -  consiste na seleção de militares estaduais veteranos do Estado, que ocorre por meio de processo seletivo conduzido ou acompanhado pela Polícia Militar do Paraná, para exercerem atividades junto ao Poder Público, em conformidade com a Lei 19.130/2017 e Decreto Estadual nº 841/2019.


Atualmente o CMEIV encontra-se estruturado em PROGRAMAS, sobre os quais os candidatos são submetidos a concursos distintos, que estabelecem quantitativo de vagas, locais de atuação e demais circunstâncias específicas de cada programa, nos termos da Portaria do Comando Geral nº 232/2019.

 

O CMEIV-PES tem por atribuição a atuação em Colégios Estaduais da rede pública de ensino, com objetivo de aumentar a segurança dos ambientes escolares e dos seus entornos. O efetivo que labora no Programa PES é instruído a adotar ações preventivas de segurança e policiamento comunitário, de forma a aproximar-se da comunidade escolar, proporcionando-lhe maior eficiência e agilidade no atendimento das suas demandas.


A forma de integrar o Programa, os requisitos exigidos, jornada de trabalho, remuneração, dentre outras informações, podem ser obtidas através da leitura dos editais nº 001 e 005/2019 do processo seletivo. 

EDITAIS

O CMEIV-PCP tem por atribuição a atuação em Unidades da Polícia Científica do Paraná, na execução de atividades administrativas internas, externas e a guarda dos próprios públicos. O efetivo que labora no Programa PCP é instruído para a adoção de ações que preservem a incolumidade das pessoas e dos edifícios, bem como garantam o regular desenvolvimento das atividades do Órgão.

 

A forma de integrar o Programa, os requisitos exigidos, jornada de trabalho, remuneração, dentre outras informações, podem ser obtidas através da leitura do edital nº 001/2020 do processo seletivo.

EDITAIS

O CMEIV – CCM tem por atribuição a atuação em instituições de ensino da rede pública estadual integrantes do Programa Colégios Cívico-Militar. O efetivo que labora no Programa CCM recebe formação para atuarem na função de monitoria, em atividades extracurriculares de natureza cívico-militar, com objetivo de melhorar a qualidade do ensino fundamental, médio e profissional, nos termos da Lei Estadual 21.327/2022.


A forma de integrar o programa, os requisitos exigidos, jornada de trabalho, remuneração, dentre outras informações, podem ser obtidas através da leitura dos editais 001/2020;  001/2021 e 044  - dos processos seletivos 2020,  2021, 2023 e 2024 respectivamente. 

EDITAIS

O CMEIV-SESP tem por atribuição a atuação em Órgãos integrantes da estrutura da Secretaria de Estado da Segurança Pública, bem como na manutenção da segurança e operação em locais de concessão de rodovias da malha viária do Estado. O efetivo que labora no Programa SESP é instruído para o desempenho de atividades administrativas internas, externas e a guarda dos próprios públicos, com objetivo de preservar a incolumidade das pessoas, dos edifícios e das atividades dos Órgãos.


A forma de integrar o programa, os requisitos exigidos, jornada de trabalho, remuneração, dentre outras informações, podem ser obtidas através da leitura do edital nº 001/2022 do processo seletivo.

EDITAIS

O CMEIV-ARM tem por atribuição a atuação na Seção de Combate a Incêndio do Aeroporto Regional de Maringá, na área de brigada de Incêndio em Aeródromo. O efetivo que labora no referido Programa, necessariamente Bombeiros Militares da RR, é instruído para o desempenho de atividades de brigada de incêndio, que garantam e preservem a incolumidade das pessoas e instalações do Aeroporto.


A forma de integrar o programa, os requisitos exigidos, jornada de trabalho, remuneração, dentre outras informações, podem ser obtidas através da leitura do edital nº 001/2023 do processo seletivo.

EDITAIS