10º Batalhão de Polícia Militar

Brasão 10º Batalhão

 

O 10º Batalhão de Polícia Militar é a unidade responsável por Apucarana.

 

10° BPM - Sede
BR 369 - KM 209 - Parque Industrial
Apucarana - PR
CEP 86800-520
Tel. (43) 3427-9369

Localização (clique aqui)
 

 

 

Notícias do 10º BPM

Mais notícias

 

Sede do 10º BPM: Apucarana.

1ª CIA: sediada em Apucarana, abrangendo também os municípios de Novo Itacolomi e Cambira.

2ª CIA: sediada Jandaia do Sul, que divide-se em 2 pelotões.

1º Pelotão: Jandaia do Sul, Marumbi, Kaloré, Bom Sucesso e São Pedro do Ivaí.

2º Pelotão: Marilândia do Sul, Califórnia, Mauá da Serra e Rio Bom. 

 

1º COMPANHIA

A 1ª Companhia de Polícia Militar está sediada na Avenida Governador Roberto da Silveira, nº 4521, Parque Industrial Zona Oeste, em Apucarana, na sede do 10° BPM, saída para Maringá. É responsável pelo policiamento ostensivo na área urbana e rural do município de Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi, com população total de 142.719 pessoas. Responde, ainda, pela Central de Operações Policiais Militares – COPOM, onde são coordenadas as atividades operacionais e os atendimentos emergenciais pelo telefone 190.

MUNICÍPIO

POPULAÇÃO

Apucarana

130.134 

Novo Itacolomi

3.125 

Cambira

9.460 

FONTE: IBGE

Comandante da 1ª Cia: Capitão QOPM Thiago Federovicz Mendes dos Santos

Endereço: Avenida Governador Roberto da Silveira, nº 4521, Parque Industrial Zona Oeste, Apucarana-PR, CEP: 86800-520.

Localização 1ª Cia.

 

2ª COMPANHIA

A 2ª Companhia PM está sediada em Jandaia do Sul, na Rua Senador Souza Naves, nº 1440. A Companhia tem sob sua responsabilidade o policiamento ostensivo urbano dos municípios de Jandaia do Sul, Califórnia, Kaloré, Marumbi, Marilândia do Sul, São Pedro do Ivaí, Bom Sucesso, Mauá da Serra e Rio Bom, com população total de 75.927 pessoas. Para tanto, divide-se em dois pelotões. O policiamento da extensa área rural, assim como na 1ª Cia, é apoiado com apoio Patrulha Rural Comunitária, modalidade de policiamento em que os policiais visitam as propriedades rurais, orientando-os em como proceder em situações emergenciais.

Comandante da 2ª Cia: 1º Tenente QOPM Thiago Luiz Leite

Endereço: R. Sen. Souza Naves, 1440 – Jandaia do Sul, PR, 86900-000

Localização 2ª Cia.

 

1º Pelotão (2ª Cia)

O 1º Pelotão está sediado em Jandaia do Sul, na Rua Senador Souza Naves, nº 1440. Tem sob sua responsabilidade o policiamento ostensivo nos municípios de Jandaia do Sul, Kaloré, Marumbi, São Pedro do Ivaí, Bom Sucesso, com população total de 45.960 pessoas.

MUNICÍPIO

POPULAÇÃO

Jandaia do Sul

21.408 

Marumbi

4.699 

Kaloré

4.582

Bom Sucesso

6.581

São Pedro do Ivaí

8.690

 

2º Pelotão (2ª Cia.).

O 2º Pelotão está sediado em Marilândia do Sul, na Rua Silvio Beligni, nº 464. Tem sob sua responsabilidade o policiamento ostensivo dos municípios de Marilândia do Sul, Califórnia, Mauá da Serra e Rio Bom, com população total de 29.967 pessoas.

MUNICÍPIO POPULAÇÃO

Marilândia do Sul

8.677

Califórnia

8.710

Mauá da Serra

9.383

Rio Bom

3.197

 

 

Endereço: Avenida Governador Roberto da Silveira, nº 4521, Parque Industrial Zona Oeste, Apucarana-PR, CEP: 86800-520.

sede

 

O 10º Batalhão de Polícia Militar foi criado no dia 19 de abril de 1977, quando assumiu a responsabilidade de policiamento ostensivo preventivo, atuando em 17 municípios da região do Vale do Ivaí. No dia 24 de outubro de 1977, ocorreu a inauguração da sua sede, na rua Clevelândia nº 107, em Apucarana, sendo que no final do ano de 1982 foi transferido para o atual endereço, na Avenida Governador Roberto da Silveira, nº 4521. 

Hoje, cabe ao 10º Batalhão de Polícia Militar a polícia ostensiva e preservação da ordem pública em uma área que compreende 12 municípios, sendo eles Apucarana (Sede/ 1º Companhia), Novo Itacolomi, Cambira, Jandaia do Sul (2º Companhia/ 1º Pelotão), Marumbi, Kaloré, Bom Sucesso, São Pedro do Ivaí, Marilândia do Sul (2º Pelotão), Califórnia, Mauá da Serra e Rio Bom. Garante a segurança de, aproximadamente, 218.646 habitantes em sua área de atuação. 

10

 

O policiamento da área rural é desenvolvido pela Patrulha Rural Comunitária, que realiza o policiamento ostensivo, preventivo e repressivo em todas as estradas rurais do 10º BPM. Além disso, os policiais militares visitam as propriedades rurais, orientando-os sobre como proceder em situações emergenciais.

O Pelotão de Comando e Serviços (PCS) é composto por Policiais Militares que atuam como auxiliares diretos do Comando do 10º Batalhão de Polícia Militar nas atividades administrativas e integram as Seções do Estado-Maior da Unidade.

A ROTAM (Rondas Ostensivas Tático Móvel) é uma subunidade operacional de grande relevância para a segurança pública da região. Uma tropa especializada, com características de pronto emprego, treinados para atuar em situações específicas, tanto preventivas como repressivas. Atua nos doze municípios sob responsabilidade do 10º BPM, agindo em situações de alto risco, controle de tumultos, reintegrações de posse, escoltas de delegações esportivas e de torcidas organizadas, combate ao tráfico de drogas, bem como toda e qualquer situação que demande o emprego de tropa especializada, suplementando, inclusive, o policiamento ostensivo realizado pela tropa regular em grandes eventos.

A ROCAM (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas) desempenha o policiamento ostensivo com utilização de motocicletas, sendo especializada em atividades de ordem preventiva. Caracteriza-se pelo pronto emprego e resposta imediata às situações de perturbação da ordem pública, combate ao uso e tráfico de drogas e apoio às viaturas de rádio patrulha graças à agilidade e rapidez que as motocicletas proporcionam.

Em busca de uma segurança pública cada vez melhor, o 10º BPM possui ainda um Canil Setorial. As equipes atuam no policiamento com cães em níveis avançados de treinamento e obediência, desenvolvendo atividades como radiopatrulhamento com cães, faro de entorpecentes e armas e busca e rastreio de pessoas perdidas ou escondidas em áreas de mata. Além das atividades usuais, as Equipes do Canil realizam palestras e apresentações com cães em diversas instituições e eventos, demonstrando o trabalho desenvolvido e integrando a polícia e a comunidade.

Além disso, o Canil do 10º Batalhão executa o projeto “Cão Amigo”. Ação inovadora na Polícia Militar do Estado do Paraná, que visa o bem-estar de crianças com necessidades especiais e sua consequente evolução. Atualmente, o Projeto atende APAEs da região e a Secretaria Municipal de Educação de Apucarana. O trabalho consiste no emprego de cães da raça Australian Shepherd em atividades de terapia assistida junto aos profissionais das APAEs e das escolas municipais. Para tanto, uma equipe de Operações com Cães é disponibilizada diariamente, a qual, conforme cronograma, desloca com os cães até a instituição a ser atendida.

Em 2023, o Projeto “Cão Amigo” foi indicado ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, que premia entidades cujas ações merecem destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil. O Projeto conquistou a sexta colocação, dentre os trinta e três indicados, enaltecendo o nome da Corporação a nível nacional.

COMANDANTE DO 10° BPM

Tenente-Coronel QOPM Israel Aparecido de Carvalho


SUBCOMANDANTE DO 10º BPM

Major QOPM Rangel Calixto Peijo

Em construção…

Em construção…