2º Batalhão de Polícia Militar

Brasão do 2º BPM

 

O 2º Batalhão de Polícia Militar é a unidade responsável por Jacarezinho.

O 2º BPM compreende uma região de 22 cidades localizadas no Norte do Estado, com uma população de aproximadamente 338.000 habitantes. Essas cidades estão dividas entre 4 Companhias: 1ª Cia - com sede em Jacarezinho, 2ª Cia – com sede em Wenceslau Braz, 3ª Cia – com sede em Ibaiti, e por fim a 4ª Cia – com sede em Santo Antônio da Platina.

Além das já citadas companhias, o 2º BPM conta com a ROTAM (Rondas Ostensivas Tático Móvel), com a ROCAM (Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas) e com o Canil.

 

2º Batalhão de Polícia Militar
Rod. Transbrasiliana (BR 153), Km 17, bairro Aeroporto,
- Jacarezinho - PR - CEP 86400-000
43 3511-0700

Localização (clique aqui)

Notícias do 2º BPM

Mais notícias

 

cias

O 2º Batalhão de Polícia Militar se faz presente em vinte e dois municípios da região do Norte Pioneiro, contando com quatro Companhias PM, atuando operacionalmente de forma preventiva, no sentido de evitar a ocorrência de delitos, ou repressiva, nos casos em que o crime já tenha se consumado, a fim de garantir a preservação e a manutenção da ordem pública diuturnamente.

 

1ª Companhia PM

A 1ª Companhia de Polícia Militar, sediada em Jacarezinho, é responsável pelo policiamento ostensivo na área urbana e rural do município, realizando policiamento de rádio-patrulhamento com viaturas e motocicletas, além de policiamento a pé. Responde, ainda, pela Central de Operações Policiais Militares – COPOM, onde são coordenadas as atividades operacionais e os atendimentos emergenciais através do telefone 190.

Comandante: Capitão QOPM Anderson Cristo Piske.

 

2ª Companhia PM

A 2ª Companhia PM, sediada em Wenceslau Braz, tem sob sua responsabilidade o policiamento ostensivo urbano e rural dos municípios Santana do Itararé, Salto do Itararé, Siqueira Campos e São José da Boa Vista.

A 2ª Cia atualmente compreende 2 pelotões de policia militar, com sede em Wenceslau Braz e Siqueira Campos, além de 3 Destacamentos PM, em Santana do Itararé, Salto do Itararé e São José da Boa Vista.

Comandante: 1º Tenente QOPM Lucio da Silva Dziuba.

 

3ª Companhia PM

A 3ª Companhia de Polícia Militar tem sua sede no município de Ibaiti, onde realiza o policiamento em seis municípios, dos quais dois apresentam pelotões PM– Ibaiti e Tomazina, e os demais, destacamentos PM – Conselheiro Mairinck, Japira, Jaboti e Pinhalão.

Comandante: Capitão QOPM Anibal Pires do Amaral Neto.

 

4ª Companhia PM

A 4ª Companhia, com sede no município de Santo Antônio da Platina, é a mais recente de todas as companhias da área do 2º BPM. Atualmente, além da própria sede, compreende os seguintes municípios: Ribeirão do Pinhal e Joaquim Távora – ambos, juntamente com a sede concentrando os pelotões, e Abatiá, Jundiaí do Sul, Guapirama e Quatigá, os destacamentos PM.

Comandante: Capitão QOPM Dudson Cezar Doll dos Santos.

Rod. Transbrasiliana (BR 153), Km 17, bairro Aeroporto, - Jacarezinho - PR - CEP 86400-000.
 

Em face à crescente expansão colonizadora de nosso Estado, viu-se a PMPR na imperiosa contingência de criar novas unidades a fim de dar à comunidade a segurança almejada. Por esta razão, no dia 04 de maio de 1953, pela Lei n.º 1924, foi instituído o Segundo Batalhão de Polícia Militar, que teve inicialmente como sede a cidade de Apucarana, com atribuição específica de propiciar segurança ao carente Norte do Estado. Com uma infra-estrutura precária, a sede da unidade teve de retornar à Capital do Estado, no ano de 1959.

Com a destituição do Regimento Coronel Dulcídio, em 1967, do qual fazia parte, o 2º BPM voltou a ser considerado isolado, através de disposição legal, sendo transferido para Jacarezinho, em 03 de março de 1967, sendo instalado nas dependências da Delegacia local.

No ano seguinte, mais precisamente no mês de novembro, esta OPM foi transferida para um prédio localizado na Rua Marechal Deodoro, nº 533, no centro da cidade.

Na época, o 2º BPM contava com 05 (cinco) Companhias, sendo a 5ª Cia com sede na cidade de Porecatu, através do Decreto Lei nº 5797, de 24 de julho de 1968, o qual passou com sua respectiva área, a integrar o 5º Batalhão de Polícia Militar, sediado em Londrina.

Com a reorganização dos quadros da PMPR, através do Decreto nº 3239, de 09 de abril de 1967, o 2º BPM teve sua 4ª Cia com sede em Jaguariaíva, abrangendo ainda os municípios de Sengés e Arapoti. Após a extinção desta companhia, a mencionada área passou a integrar o 1º BPM, sediado em Ponta Grossa.

Em 10 de novembro de 1982, foi inaugurada, no Governo do Dr. José Hosken de Novaes, sua sede própria, com novas e amplas instalações destinadas ao 2º BPM, agora situado na BR 153, Km 17, para onde transferiu-se definitivamente desde 10 de janeiro de 1983.

Atualmente, atende uma população de aproximadamente 338.000 habitantes, distribuídos em 22 municípios, divididos entre suas quatro companhias, as quais se subordinam ao comandante da unidade, Major Márcio Jaquetti.

O Segundo Batalhão de Polícia Militar foi criado pela Lei n.º 1924 de 04 de maio de 1953, tendo como sede a cidade de Apucarana-PR. Diante de uma infra-estrutura precária a qual não absorvia as necessidades da unidade, foi necessário retornar à Capital do Estado, em 1959.

Em 3 de março de 1967, o Segundo Batalhão foi transferido para a cidade de Jacarezinho, passando pela Delegacia Local, posteriormente para a Rua Marechal Deodoro e por fim na BR 153 no Km 17, local este onde encontra-se até os dias de hoje.

Atualmente o 2º BPM compreende uma região de 22 cidades localizadas no Norte do Estado. Essas cidades estão dividas entre 4 Companhias: 1ª Cia - com sede em Jacarezinho, 2ª Cia – com sede em Wenceslau Braz, 3ª Cia – com sede em Ibaiti, e por fim a 4ª Cia – com sede em Santo Antônio da Platina.

Além das já citadas companhias, o 2º BPM conta com a ROTAM (Rondas Ostensivas Tático Móvel), com a ROCAM (Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas) e com o Canil.

 

Comandante do 2º BPM

Major QOPM Márcio Jaquetti.

 

Subcomandante do 2º BPM

Major QOPM Carlos Ricelle Leal

Em construção…

Em construção...