Corregedoria-Geral da PMPR comemora 10 anos de sua criação 18/12/2020 - 15:09

No último dia 15 a Corregedoria-Geral da PMPR completou 10 anos de sua fundação, registrada em 15 de dezembro de 2010, por meio do Decreto Estadual nº 9.040. Criada para substituir a antiga Seção de Justiça e Disciplina da Diretoria de Pessoal, a Corregedoria-Geral tem como missão assegurar a correta aplicação da lei, com a devida apuração das infrações penais e administrativas no âmbito da PMPR, visando garantir e preservar os princípios da hierarquia e disciplina na Corporação.

Para marcar a sua primeira década de existência foi escolhida a frase: “Corregedoria-Geral: 10 anos zelando pelos valores que sustentam a PMPR”, a qual resume a missão e os objetivos da COGER. Nenhuma Instituição sobrevive por mais de 166 anos, como é o caso da PMPR, se não estiver alicerçada em valores sólidos, assim, para que a Corporação continue forte e pujante é preciso que ela tenha um órgão correicional igualmente forte para que possa preservar os valores éticos e garantir os direitos dos militares estaduais.

Como parte das comemorações, no último dia 15, respeitando as regras sanitárias impostas pela pandemia do COVID-19, foi realizada uma homenagem ao Tenente-Coronel Heitor Paulo Klein Felício, que por vários anos serviu na Corregedoria e neste ano passou para a reserva remunerada por ter completado 35 anos de serviços na PMPR.Na ocasião foi entregue ao Tenente-Coronel Heitor um livro contendo todos os seus assentamentos funcionais, além de uma cesta de produtos, que foi oferecida pelos Oficiais integrantes da COGER.

Além disso, em cerimônia restrita e dividida em quatro momentos nos dias 16 e 17 de dezembro, foram entregues aos militares estaduais da COGER e de outras unidades da PMPR medalhas Policial Militar, de Mérito da Justiça e Disciplina e Menções Honrosas do Mérito Pessoal.Na última etapa da entrega de medalhas, ocorrida no dia 17, a Corregedoria recebeu a visita do Sr. Coronel Hudson Leôncio Teixeira, Subcomandante-Geral da PMPR, o qual, além de ser agraciado com a Medalha da Justiça e Disciplina, assistiu a uma apresentação das atividades e projetos desenvolvidos pela Corregedoria-Geral.

Por fim, para fechar a semana comemorativa aos 10 anos da COGER, foi lançado um vídeo elaborado com as imagens que os policiais enviaram ao final do 1º Ciclo de Palestras da COGER. Esta é uma justa homenagem a todos os policiais e bombeiros militares da PMPR que diuturnamente se dedicam na árdua e, algumas vezes, incompreendida missão de garantir a segurança da comunidade paranaense.

Assista ao vídeo