13º Batalhão de Polícia Militar comemora 55 anos de existência 07/07/2023 - 12:24

O 13º Batalhão de Polícia Militar (13º BPM) realizou na manhã desta sexta-feira (07) uma solenidade alusiva ao seu 55º aniversário. Durante o ato, militares e civis foram condecorados com a medalha "Heróis da Radiopatrulha". 

A origem do Batalhão se funde com a criação do Corpo de Policiamento Rádiomotorizado (CPRM) em 1968, o qual foi criado com a finalidade de realizar o radiopatrulhamento em toda a cidade de Curitiba. Em 1976, esta modalidade de policiamento se tornou missão de todas as unidades de área da Polícia Militar, momento em que o CPRM foi transformado em 13º BPM. Por este motivo, esta Unidade é reconhecida como pioneira no radiopatrulhamento na Polícia Militar do Paraná. 

Representando este pioneirismo, foi criada a medalha “Heróis da Radiopatrulha” destinada a recompensar militares, civis e entidades públicas e privadas pela contribuição e pelo auxílio dispensado ao 13º BPM. Ao longo da cerimônia, diversos policias e civis foram agraciados com esta honraria.

O Comandante-Geral da PMPR, Coronel Jefferson Silva, destacou a dedicação e o esforço prestado diuturnamente a sociedade curitibana pelos policiais do 13º BPM. Por fim, parabenizou todos os integrantes do batalhão, os quais chamou de Heróis do Radopatrulhamento. 

Durante a leitura da Ordem do Dia, o Comandante do 13º BPM, Tenente-Coronel Carlos Assad Mady, também parabenizou os policiais que fazem parte da OPM: “aproveito a oportunidade para registrar os meus sinceros agradecimentos a todos os membros desta Unidade, que fazem diariamente o serviço deste batalhão ser reconhecido e condecorado com o apreço e o apoio da sociedade", disse. 

Prestigiaram a solenidade, o Secretário de Estado da Segurança Pública, Coronel Hudson Leôncio Teixeira; o Subcomandante da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer; o Comandante do 1º CRPM, Coronel Helio José Hornung; e demais autoridades, oficiais e praças da ativa e veteranos.

Comunicação Social da PMPR.