1º BPM localiza e Esquadrão Antibombas recolhe mais de 160 quilos de explosivos em Ponta Grossa (PR) 02/07/2020 - 14:16

Marcia Santos

Jornalista Responsável

 

Mais de 160 quilos de explosivos foram localizados pelo 1º Batalhão de Polícia Militar (1º BPM), pertencente ao 4º Comando Regional da PM (4º CRPM), e apreendidos pelo Esquadrão Antibombas (EAB) do Batalhão de Operações Especiais (BOPE). A ação policial aconteceu na noite de quarta-feira (01/07) na cidade de Ponta Grossa, nas Campos Gerais.


De acordo com o Comandante do Esquadrão Antibombas, capitão Rodrigo Hoinatski, a situação começou por volta das 23h30 da noite de ontem e a equipe  do EAB chegou no local por volta das 2 horas desta quinta-feira (02/07). "A equipe policial de Ponta Grossa estava em patrulhamento pela região quando avistou dois veículos atolados e encontrou os explosivos dentro”, disse.


Ao fazer as buscas, os policiais militares do 1º BPM constataram que o primeiro carro (uma Land Rover) estava preparada para receber carga e que a placa era de um motor home. O segundo carro (uma Dodge Ram), possuía em seu interior equipamentos e ferramentas, possivelmente, destinados para arrombamento de caixas eletrônicos. A equipe policial fez buscas na região e encontrou uma mala com 91 cartuchos de emulsão, pesando aproximadamente, 126 quilos.


“Após a chegada da equipe no local, e a constatação do material localizado, a apreensão foi levada à Delegacia local e, posteriormente, os policiais militares encaminharam os cartuchos de emulsão à sede do BOPE em Curitiba. A partir de agora vamos fazer uma perícia, descobrir qual é a origem, subsidiar a criminalística e posteriormente fazer a destruição do material”, explicou o Comandante.


Ainda de acordo com o capitão, pelas descrições das embalagens o produto veio do estado de São Paulo, porém o motivo de estar no local é desconhecido e o destino poderia ser variado. “Essa é uma apreensão muito significativa, pois esses 91 cartuchos de emulsão poderia ser usado em diversas ações criminosas, com uma capacidade de ruptura muito grande”, complementou o capitão Hoinatski.

 

Na manhã desta quarta-feira, as equipes conseguiram retirar um dos veículos que estava em um local de difícil acesso e nele encontraram diversas ferramentas como esmerilhadeira, policorte portátil, furadeira, exaustor, gerador elétrico, cabo de aço, cordas, toucas balaclavas entre outras ferramentas.

GALERIA DE IMAGENS