Academia de Letras da PM completa um ano com seção solene na ALEP, em Curitiba 30/08/2019 - 21:13
Por Marcia Santos
Jornalista PMPR
A Academia de Letras dos Militares Estaduais do Paraná (ALMEPAR) comemorou um ano de existência com uma Seção Solene na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP). Durante o evento, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (30/08) em Curitiba, na Capital do estado, houve o lançamento do anuário com a biografia dos patronos da ALMEPAR.
Representando o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, o Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Ronaldo de Abreu, falou sobre a importância de trazer a história para Instituição. “A Academia se prevalece disso, até porque muitos dos que compõem a ALMEPAR são instrutores da nossa APMG, o que eleva o nosso nível frente às demais instituição de ensino do Brasil. É uma grande satisfação e a gente espera que isso se prolongue, assim como as grandes academias de letras, ela também se eternize em nossa instituição”, disse.
Segundo o Presidente da ALMEPAR, coronel Antônio Celso Mendes, que está na Reserva Remunerada há quase 30 anos, a Academia tem o objetivo de aprofundar as pesquisas referentes a história da Polícia Militar do Paraná. “Para comemorar esse primeiro ano, hoje nós estamos lançando o primeiro anuário que conta com a biografia do Patrono da ALMEPAR e também os patronos das 18 cadeiras existentes”, disse o integrante da cadeira 34 da Academia Paranaense de Letras.
“Esse primeiro ano foi todo para avançar estruturalmente e também culturalmente, então fizemos várias reuniões e conseguimos fazer com que a ALMEPAR chegasse hoje e conseguisse incluir mais uma cadeira e adicionar mais um policial que se interessa pelo nosso trabalho”, disse o Diretor de Cultura da ALMEPAR e Chefe da 5ª Seção do Estado Maior da PM, tenente-coronel Waldick Alan de Almeida Garrett.
Segundo o Secretário e um dos fundadores da ALMEPAR, capitão João Carlos Toledo Júnior, os membros da Academia já participaram de diversos eventos, inclusive do lançamento da Academia de Letras dos policiais militares do Brasil (ALBRAS). “Para comemorar os 19 membros efetivos vão receber a medalha capitão João Alves da Rosa Filho e para outras 11 pessoas que de forma muito significativa contribui com a ALMEPAR”, contou.
Um dos homenageados foi o coronel Abreu, que externou a gratidão pela homenagem. “Receber essa homenagem é representar vários oficiais e praças da nossa academia, seus instrutores e alunos. Para nós e uma satisfação muito grande nesse momento estar aqui representando todo esse efetivo da nossa intuição”, disse.
CADEIRA 19 – O capitão Rodrigo Mariano de Brito foi aceito como o novo integrante da ALMEPAR e agora passa a ocupar a cadeira 19. “É um motivo de muito orgulho, muita honra, pois é um grupo seleto de oficiais e praças que se destacam na carreira policial por serem diferenciadores e pensadores, é muito orgulho e muita honra pra uma carreira policial fazer parte dessa academia”, contou.
Estiveram presentes, representando o Comandante-Geral, coronel Péricles de Matos Comandante da APMG, coronel Ronaldo de Abreu; representando o Comando do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, coronel Paulo Enrique de Souza; o presidente da ALMEPAR, coronel da Reserva Remunerada Antônio Celso Mendes; o presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina (ALMESC), coronel Roberto Rodrigues de Menezes; o proponente da seção, Deputado Alexandre Amaro; o presidente da Abril, coronel Alberto Afonso Landa Camargo, o e vice-presidente da AVM e Comandante-Geral até o final de 2018, coronel Mauricio Tortato; o Presidente da AMAI, coronel Altair Mariot; o presidente da ASSOFEPAR, coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção; presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buchmann; o presidente da AMCLAM, coronel Carlos Augusto Furtado Moreira, além de familiares e amigos dos homenageados.