Ações de segurança reduzem roubos e furtos no 1º semestre
08/08/2019 - 09:30

Fonte: AEN

O Relatório Estatístico Criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública aponta uma redução na criminalidade em todo o Paraná durante o primeiro semestre de 2019, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 5,6 mil roubos a menos registrados na comparação dos semestres, uma média de queda de 31 roubos por dia no Estado. Em relação a furtos, houve redução de 10,2 mil ocorrências, ou seja, em média 56 casos a menos por dia.

Para o secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, os números mostram o resultado do trabalho proposto pela atual gestão. “A criminalidade em todo o Paraná reduziu de acordo com as orientações do governador Carlos Massa Ratinho Júnior, que colocou a segurança como uma das prioridades de sua gestão. Nestes seis primeiros meses de 2019, aumentamos as operações policiais e o patrulhamento nas ruas, que resultaram na diminuição nos indicadores criminais”, afirmou.

“As novas estratégias de policiamento, as novas operações, mas, principalmente, a interlocução regional através de Conselhos de Segurança, dos Comandos de Batalhões junto à sua comunidade e muitas vezes numa pequena comunidade é um elemento importante na redução de crimes de furto e roubo. Quando tiramos de circulação um só delinquente estamos contribuindo para a segurança da população e fazendo com os números reduzam”, disse o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos. “Isso ainda tem mais resultados em cidades pequenas, onde, muitas vezes, um único marginal é responsável por diversos crimes”, acrescentou.

Dentre os dados, o que se destaca é a redução dos crimes de roubo em 18% no período. Essa tendência pode ser vista em outras naturezas do crime, tais como roubo a veículos (27,4%), roubo em ambientes públicos (14,7%) roubo a residências (26,3%) e roubo a comércios (25,3%).

Os furtos também diminuíram nos seis primeiros meses deste ano (11,6%). Além disso, o Paraná também reduziu o número de furtos a veículos (11%), furtos a residências (10,5%), furto em ambientes públicos (9,2%) e os furtos a comércios (3,4%).

CURITIBA - A capital do Estado acompanhou a tendência de queda nos crimes contra o patrimônio e registrou redução nos números de roubo (20,6%), roubo de veículos (32,7%), roubo a comércio (31,2%) e roubo a residência (39,8%).

Em números absolutos, a Capital teve 2.726 roubos a menos no primeiro semestre deste ano em comparação com o seis primeiros meses do ano anterior, o que gera uma média de 15 ocorrências a menos por dia.

A queda também pode ser vista na 2ª Área Integrada de Segurança Pública de São José dos Pinhais, que engloba os 22 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. O número de roubos diminuiu em 18%, roubo a veículos em 28%, roubo a residência em 25% e roubo a comércio em 22%.

ÁREAS INTEGRADAS - Entre as regiões que mais se destacam na redução da criminalidade está a 20ª Área Integrada de Segurança Pública (AISP) de Londrina, correspondente a cinco municípios da região, a qual reduziu os crimes de roubo em 23%. Dentro desta categoria, na mesma região, estão os crimes de roubos a veículos (32,5%), roubos a residência (48%) e roubo a comércio (40,3%). Outra região que também se destacou é a 15ª Área Integrada de Segurança Pública de Umuarama, que abrange 30 municípios, e mostra diminuição no roubo a residência 58,7% e furto a residência 27%. Furto e roubo a veículos também registraram uma queda expressiva durante o período nesta região: furto a veículo (30%) e roubo a veículo (44%). Já para furto e roubo a comércio a queda, em porcentagem, foi 26% para ambos os crimes.