Aluno da UTFPR cria aplicativo para uso operacional no Esquadrão Antibombas do BOPE 18/07/2019 - 12:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Esquadrão Antibombas do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) passará a operar um aplicativo móvel para auxiliar na segurança dos policiais militares que atendem ocorrências com artefatos explosivos e objetos suspeitos. O dispositivo foi desenvolvido durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de um aluno do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Segundo o Comandante do Esquadrão Antibombas, capitão Ilson de Oliveira Junior, com o aplicativo móvel “OPERAÇÕES ANTIBOMBAS” será possível desenvolver cálculos envolvendo massa de explosivos e volume de objetos para estimar as distâncias de segurança precisas que deverão ser estabelecidas no teatro de operações de uma ocorrência com localização de artefatos explosivos ou objetos suspeitos de serem uma bomba, bem como fornecerá dados sobre a avaliação de danos (bola de fogo, quebra de vidros, dano em paredes, etc).

A ferramenta poderá ser utilizada para cálculos de cargas explosivas a serem utilizadas por unidades de intervenção nas missões de resgate de reféns e cumprimento de mandados de alto risco.

A operacionalização do aplicativo se deu por meio do desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do aluno do Curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, Carlo Nery de Lima Moro, sob a orientação do Prof. Msc. Christian Carlos de Souza Mendes.

Ainda segundo o capitão Oliveira, estão sendo definidos os ajustes jurídicos necessários para que o aplicativo seja utilizado pela unidade na forma de cessão de uso. Após a primeira fase de implantação junto aos Técnicos Explosivistas da Polícia Militar, o aplicativo poderá ser disponibilizado aos demais BOPE´s dos outros estados da Federação.

GALERIA DE IMAGENS