Alunos se formam após encerramento de projeto da PM que alcançou mais de 100 crianças no Interior do Paraná 26/09/2019 - 09:00

Por Marcia Santos

Jornalista PMPR

Você se lembra das 15 crianças participantes do primeiro “Educando Crianças Para o Trânsito”, projeto desenvolvido pelo 3º Batalhão de Polícia Militar, em São João, para incentivar, desde cedo, a educação e o respeito nas vias paranaenses? Se não, confira aqui uma matéria que foi ao ar no mês de junho. Após três meses de estudos e atividades encabeçadas pela Corporação, esses meninos e meninas agora fazem parte do grupo de mais de 100 crianças alcançadas pela iniciativa, que se formaram na última quinta-feira (19/09), na escola Municipal Castro Alves. No evento, todas elas foram agraciadas com a entrega de camisetas personalizadas, boinas, doces e de um certificado de conclusão.

A data da formatura coincidiu com o início das atividades alusivas à Semana Nacional de Trânsito, que a Polícia Militar do Paraná, em parceria com outros órgãos de segurança pública, separa para promover ações de conscientização.  

“Educando Crianças Para o Trânsito” é um planeamento do Poder Público junto ao Conselho de Segurança do município, e os ensinamentos foram ministrados nas salas de aula da Escola Municipal Castro Alves, para meninos e meninas do Pré II. Lá, cidadania, educação no trânsito, higiene e primeiros socorros são apenas alguns dos temas expostos desde maio, mês em que a ação começou a ser executada.

O principal intuito do projeto, de acordo com o 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM), que encabeçou as atividades, é desenvolver senso de cidadania no âmbito escolar, mostrando às crianças que o policial está ao lado delas para protegê-las e auxiliá-las sempre que precisarem.

No evento de encerramento, famílias dos formandos puderam conhecer parte das atividades desenvolvidas pelos representantes da Corporação. Mas a verdade é que toda a população de São João já sentia há tempos os efeitos positivos da iniciativa, isso porque o tradicional uniforme escolar deu lugar às fardinhas da PM, e o ambiente acadêmico foi substituído pelo mundo de opções de aprendizagem que o trânsito pode oferecer. Desde o início foi possível perceber crianças atuando nas ruas na realização de orientações de trânsito à condutores e pedestres.

Com o sucesso da primeira edição do projeto, a Polícia Militar, com a parceria dos órgãos públicos e demais instituições, pretende aplicá-lo novamente em 2020, a fim de contribuir na formação de uma sociedade mais consciente e segura.

GALERIA DE IMAGENS