BPFron apreende produtos contrabandeados do Paraguai (PY) e encaminha veículo em Foz do Iguaçu (PR) 09/03/2020 - 15:30
Marcia Santos
Jornalista Responsável
Em mais uma ação da Operação Hórus, do Programa Vigia, policiais militares do BPFron - Batalhão de Polícia de Fronteira, apreenderam produtos irregulares do Paraguai (PY) e encaminharam um veículo. A ação ocorreu pela madrugada de sábado (07/03), na Ponte da Amizade de Foz do Iguaçu, no Oeste do estado.
Um veículo, com placas do Paraguai (PY), tentou entrar no Brasil e foi acompanhado pelos policiais militares, dando início a uma fuga em alta velocidade.
Militares do 14º Batalhão de Polícia Militar (14º BPM) foram mobilizados para fazer um cerco na região. Só foi possível a realização da abordagem na Avenida Jorge Schimmelpfeng, após aproximadamente sete quilômetros de fuga.
No veículo, foi constatada a presença de duas suspeitas e de duas crianças no banco traseiro. Na revista veicular, foram encontrados no porta-malas, várias mercadorias contrabandeadas do Paraguai. Ao ser questionada, a motorista disse que o proprietário das mercadorias havia a ameaçado de morte caso viesse a perder os produtos. Segundo ela, o destino seria um posto de combustíveis na cidade.
Diante dos fatos, a condutora foi indiciada por conta da direção perigosa, e tanto a carga, como o veículo foram apreendidos e encaminhados para a Alfândega da Receita Federal para as medidas cabíveis.
A Operação Hórus integra o Programa V.I.G.I.A., que é coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem como objetivo coibir crimes transnacionais. Ela é realizada de forma integrada pela Receita Federal do Brasil, Polícia Federal (PF), Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) e Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil do Paraná, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública e Exército Brasileiro, com apoio da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).