Baile do Aspirantado 2019 comemora a formatura de 93 novos aspirantes em uma noite de gala na Capital 08/07/2019 - 15:30

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Brilho e confraternização marcaram o Baile do Aspirantado 2019, turma tenente Caio Gustavo Lopes da Silva, que aconteceu na noite de sábado (06/07) na Expo Unimed em Curitiba, na Capital do estado. Familiares e amigos dos formandos participaram da celebração dos 93 Aspirantes à Oficial, que durou a noite toda e contou com a participação do alto escalão da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Em um grandioso e marcante evento, o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, falou sobre o Baile do Aspirantado, que é um dos momentos mais sublimes da carreira de Oficial da Polícia Militar do Paraná. “Hoje é a celebração de três anos em que estes oficiais foram submetidos às pressões do ambiente acadêmico, mais os desafios impostos pela projeção de carreira e agora, junto com seus familiares, amigos e aqueles que colaboraram no seu projeto de vida, podem celebrar essa conquista”, disse.

“O baile, talvez, será o último momento de concentração de toda a turma no mesmo espaço, porque depois o cotidiano, a vida profissional e as questões familiares farão com que eles estejam separados, mas acreditamos que, de coração, pelas amizades formadas, eles estarão sempre juntos”, disse o Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, coronel Ronaldo de Abreu. “A formatura que nós tivemos ontem e a comemoração de hoje com o Baile da Espada, que é um momento épico da Polícia Militar, marca a entrega de novos oficiais para servir a sociedade paranaense”, completou.

O Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes, falou sobre a tradição de formar, na Academia do Guatupê, os oficiais do Estado do Espírito Santo, fortalecendo o vínculo institucional entre as corporações estaduais. “Hoje, além de entregarmos 10 novos aspirantes bombeiros militares para o estado do Paraná, estamos formando um novo oficial para o Corpo de Bombeiros do Estado do Espirito Santo. Para todos é o fim de uma etapa e o início de outra, esperamos que a carreira desses oficiais seja muito feliz e com êxito”, desejou.

O aspirante a oficial, Felipe de Souza Ciniciato foi o primeiro colocado geral da turma, porém, segundo ele, não foi algo almejado. “Com passar do tempo, com o desempenho do caráter militar que recebemos dentro da Academia, sempre fazendo o melhor e graças a Deus consegui chegar a essa colocação”, contou. “Hoje estou com as pessoas que eu mais amo e que mais me ajudaram, me incentivaram a estar aqui, que ombrearam essa luta comigo e talvez seja a última oportunidade que a gente tenha de festejar juntos uma turma tão grande como essa”, finalizou.

Dedicação também foi o resumo dos três anos do aspirante Lucas Ruiz Merchi, que foi o primeiro colocado da turma do Corpo de Bombeiros e que ostentou o estandarte da APMG ao longo do período de formação e, num ato solene, o entregou ao primeiro colocado do segundo ano do CFO, cadete policial militar Jonas da Silva Amaral, durante a formatura na sexta-feira (05/07). “Foram momentos difíceis longe da família, então é um sentimento único de felicidade”, disse.

“Durante o curso sempre busquei sempre o melhor e vejo o resultado disso ao ser o primeiro colocado da turma. Penso que com o aprendizado que tive ao longo da formação vou fornecer o melhor serviço à população paranaense”, complementou o aspirante. Merchi já foi soldado e cabo da Força Aérea Brasileira (FAB) durante cinco anos, o qual ele tem muito orgulho, e em 2013 entrou como soldado. Em 2016 ingressou na APMG no Curso Formação de Oficiais (CFO) no Corpo de Bombeiros, após passar por um rigoroso processo seletivo.

O sonho de ser militar foi o que motivou a aspirante Juliana Conceição Gradovski Moreira, que tem pai e irmão no Exército, estudou no Colégio Militar de Curitiba (CMC), mas que optou pela carreira da Polícia Militar por pela missão e pelo trabalho desempenhado no dia a dia à sociedade. “Hoje é um dia de muita emoção para todos nós que passamos esses três anos na Escola de Formação de Oficiais, É um sentimento de missão cumprida ao fazer parte do quadro de aspirantes, e crescer posteriormente na Corporação”, disse.

A aspirante Valéria Hodecker de Almeida, que já era praça da Polícia Militar desde 2013, optou pelo Curso de Oficiais para seguir carreira na Corporação. “Hoje concretizo a realização de um sonho. Foram mais de mil dias com uma rotina extenuante e agora posso comemorar essa conquista de muita luta e dedicação. Quando entrei na PM eu sabia que era a profissão que queria seguir para a minha vida, então o CFO foi o meio que eu encontrei de ascender à carreira”, disse.

O aspirante Flávio Oliveira Sirino, do quadro do Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, disse que a parte mais difícil da etapa de estudo ainda foi ficar longe da família. “Hoje é o dia de comemorar o último dia no Paraná, amanhã já estou retornando para o meu estado, mas o Paraná vai deixar saudades. Vou sentir falta de todos os amigos que eu deixo aqui, os instrutores, a coordenação que sempre me ajudou quando precisava ir para casa, agradeço à todos que me receberam nesses três anos de formação”, contou.

Após a entrada de todos os 93 aspirantes à oficial, junto com os seus padrinhos, o Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê, coronel Ronaldo de Abreu, e o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Samuel Prestes, acompanhados de suas esposas, deram início ao baile com a tradicional valsa e foram seguidos pelos novos aspirantes a oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, acompanhados de seus padrinhos e madrinhas.

HOMENAGEM – O nome escolhido para nomear a turma de Aspirantado 2019 é do tenente Caio Gustavo Lopes da Silva. A escolha partiu do exemplo de serviço e devoção ao serviço policial que o tenente Lopes deixou aos formandos, que na época em que ingressaram na Corporação como cadetes, em 2016, tinha o tenente como veterano e um exemplo. A trágica morte ocorrida em um acidente de trânsito enquanto se deslocava para assumir o serviço em União da Vitória, marcou a todos e fez com que seu nome fosse honrado e eternizado na memória dos formandos. Os familiares do tenente Lopes receberam aplausos e uma homenagem da Polícia Militar.

GALERIA DE IMAGENS