Batalhão da PM em Curitiba comemora oito anos de criação com entrega de medalhas e troca de Comando 24/11/2020 - 17:04

O 23º Batalhão de Polícia Militar (23º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), comemorou oito anos de criação com entrega de medalhas e homenagens. O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (24/11) no Pequeno Auditório do Teatro Positivo em Curitiba, Capital do Estado. Na ocasião o major Paulo Roberto Lima passou o comando da unidade ao major Emídio Angelotti.

Durante a solenidade oficiais e praças foram agraciados com a medalha “Guardiães da Cidade Industrial”. Um deles foi o Chefe do Estado-Maior da PM, coronel Vanderley Rothenburg, que agradeceu pelo condecoração da medalha. “Ser agraciado com a maior honraria do 23º BPM é uma grande satisfação, me sinto privilegiado por essa condição”, disse.

O 23º Batalhão foi criado com o desmembramento da 3ª Companhia do 13º Batalhão, com a assinatura do decreto nº 4905 em 6 de junho de 2012. Desde então, a unidade atua na região Sudeste da Capital (CIC, Fazendinha, São Miguel e Augusta). A sede foi estabelecida na região do Neoville, com melhor infraestrutura e condições de trabalho para os policiais militares.

“O 23º BPM comemora oito anos de criação e, ao longo deste anos, os índices de criminalidade tem sido reduzidos gradativamente. Desde que assumi o comando, tive diversos obstáculos, mas eles foram superados com o objetivo de dar uma resposta aos anseios da comunidade”, disse o Comandante sucedido, major Paulo Roberto, que agora assume a chefia do Centro de Operações Policiais Militares (COPOM).

O major Paulo Roberto ainda agradeceu a confiança do Comandante Geral da PM, coronel Péricles de Matos, em comandar um importante batalhão, o qual tem um destaque na segurança pública, pois tem como área de atuação o maior bairro da Capital, a CIC. “Nesse período que estive à frente da unidade, conseguimos baixar os índices de criminalidade, principalmente nos locais apontados como sendo os mais críticos e isso é motivo de alegria. Além disso, tivemos algumas conquistas internas como melhorias de equipamentos e outros meios para os nossos policiais militares”, complementou o major Paulo Roberto.

Sobre a troca do Comando da unidade, o coronel Rothenburg parabenizou os comandantes sucedido e sucessor pelas suas trajetórias dentro da Polícia Militar. “Já trabalhei com o major Angelotti, fui professor de ambos na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), então sei da qualificação deles para as novas funções. Então sai um grande oficial e entra outro tão grande quanto”, destacou.

Agora, o Comandante do 23º BPM é o major Emídio Angelotti, que até então estava na função de subcomandante do 13º BPM. “Estou muito motivado, pois essa será a primeira unidade operacional que comandarei, então hoje posso dizer que me sinto preparado para esse novo desafio. O batalhão é responsável por uma área muito específica, que é a CIC, pois tem muitas indústrias e diversas vilas e o nosso principal objetivo é continuar o trabalho do major Paulo Roberto e levar mais segurança para essa região”, destacou.

Estiveram presentes na solenidade o assistente do Subcomando-Geral, tenente-coronel Adilson Luiz Lucas Pusse, representando o coronel Hudson Leôncio Teixeira; o Comandante do 1º CRPM, tenente-coronel Wagner Lúcio dos Santos; o Comandante do 6º CRPM, tenente-coronel Marcos Sperka; o Comandante do 12º BPM, tenente-coronel Valmor Anderson Pereira e o Comandante do BPTran, tenente-coronel Mário Henrique do Carmo.

Também se fizeram presentes o coronel da Reserva Remunerada Maurício César de Moraes; o coronel da Reserva Remunerada Lanes Randal Prates Marques; o Gerente Regional de Operações da Universidade Positivo, Jair Bordignon; o Presidente da ASPP, Álvaro Miguel Rychuv e o Pastor da Igreja Universal, Oséias Costa Nascimento.