Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC) realiza solenidade alusiva ao 14º Aniversário 21/03/2022 - 13:43

Na manhã de sexta-feira (18/03), ocorreu a solenidade alusiva ao 14º Aniversário do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), em Curitiba.

Instituído através do Decreto Estadual nº 2.349 no ano de 2008, o BPEC foi criado com o objetivo de atender as comunidades escolares com programas de Patrulha Escolar Comunitária (PEC), a aplicação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) e tornou-se responsável pelo gerenciamento do projeto Escola Segura.

Atualmente a Unidade possui 5 companhias distribuídas pelo Estado.

Após uma breve apresentação sobre a trajetória do Batalhão, foram realizadas homenagens através da entrega de medalhas. Houve a entrega da Medalha Policial-Militar de ouro, prata e bronze relativas ao tempo de serviço ativo prestado, da Medalha de Mérito do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária que destaca os serviços prestados por militares, civis, entidades públicas ou privadas ao Batalhão e da Medalha Mérito Comunitário que evidencia os militares que tenham se destacado em ações de mobilização comunitária, promoção de eventos de caráter comunitário e desenvolvimento de projetos visando a integração entre a polícia militar e a comunidade.

O soldado Fabiano Iorio da Silva Santana, conhecido por apresentar-se através do “Palhaço Ziza”, foi um dos agraciados da manhã recebendo a Medalha de Mérito do BPEC e a Medalha Mérito Comunitário. “Estes dois reconhecimentos do Batalhão a qual faço parte, não tem preço. O trabalho que desenvolvo como palhaço Ziza é para mostrar que o policial também é ser humano e se veste de outras formas para fazer a diferença na sociedade”, declarou.

Policiais militares de Santa Catarina também receberam medalha como forma de reconhecimento pela atuação conjunta na operação que gerou a elucidação do homicídio do cabo Edson Luiz Cordeiro Borges, que pertencia a esta unidade, ocorrido no ano de 2019.

“Nos sentimos muito lisonjeados de recebermos essa medalha, até em virtude do caráter dela. Fizemos parte de um trabalho conjunto com a PMPR onde conseguimos identificar e localizar a presença de um indivíduo no município de Penha/SC e pudemos, a tempo, abordá-lo. Saímos com o sentimento de missão cumprida”, disse o Capitão Bruno Monteiro do Batalhão de Aviação da Polícia Militar de Santa Catarina (BAPM).

Algumas autoridades presentes fizeram o uso da palavra como o Coronel RR Sérgio Luiz Malucelli, o Senador Flávio José Arns e ao final, o Capelão da PMPR Frei Anderson Rosa.

Para a ex-Comandante, Coronel RR Rita Aparecida de Oliveira “é muito bom servir a comunidade escolar. Tudo se transforma pela educação. O BPEC e o PROERD estão exatamente dentro da escola, cuidando das nossas crianças e jovens, do futuro do nosso país. E junto estão os professores e a família. Isso não tem preço, é um grande trabalho. Ser comandante do BPEC foi minha última missão de quase 35 anos”, revelou com extrema emoção.

Ao final da solenidade, o Comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária, Tenente-Coronel Adilar Marcelo de Lima exprimiu a satisfação “por receber amigos, convidados, irmãos de outras instituições, pessoas da comunidade em geral que reconhecem nosso trabalho e nos ajudam neste desafio diário que é manter a segurança de pessoas e patrimônio, mas principalmente de adolescentes e crianças.” Ressaltou que atuar neste Batalhão é “levar além do conhecimento, a mudança de vida. Noção de cidadania e respeito mostrando que a PM é amiga. E estas crianças, conforme vão crescendo e convivendo com a PM, reparando no nosso trabalho dentro da escola, se tornam parceiros neste combate contra o crime. A prevenção se faz diariamente”.

Estiveram presentes o diretor de Inteligência da PMPR, coronel Wagner Lúcio dos Santos; o comandante do CPE, coronel Mario Henrique do Carmo; o Diretor de Ensino e Pesquisa, tenente-coronel Ademar Carlos Paschoal; o Comendante do 2º GB, tenente-coronel BM Carlos Alberto de Oliveira; o Comandante do 13ºBPM, tenente-coronel Darany Luiz Alves de Oliveira; o Chefe do Gabinete Militar da ALEP, tenente-coronel Robson Luiz Seletti; o Comandante do 12º BPM, tenente-coronel Rodrigo Giovani Beckert; tenente-coronel Hélio José Hornung representando o Comandante do 4ºCRPM; o Assessor Militar PMPR/DETRAN, Capitão Cezar Hoinatski; Major RR Anderson Mendes de Araujo representando a Prefeita de Pinhais; sr. Paulo Roberto Falcão representando o Secretário de Educação Renao Feder; sr. Wagner Mesquita representando o Diretor Geral do Departamento de Trânsito do Paraná, o Juiz da Vara da Infância e da Juventude, Dr. Fábio Ribeiro Brandão, ex-comandantes do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária entre outras autoridades civis e militares.