Batalhão de elite da PM faz 1ª Corrida Noturna em Curitiba (PR) com mais de 3 mil atletas 01/12/2018 - 23:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

O Circuito PMPR 2018 de provas de rua da Polícia Militar encerrou-se com a última etapa neste sábado (01/12) com a 1ª Corrida Noturna do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) em Curitiba (PR). O evento teve mais de 3 mil atletas amadores e profissionais e contou com provas de 5km e 10km. Houve ainda exposição de equipamentos do batalhão no pátio do Quartel do Comando-Geral da PM e atividades lúdicas para as crianças.

“Tivemos mais de 3 mil atletas inscritos e criou uma aproximação pois o Batalhão teve uma característica diferente das outras unidades da PM e chama a atenção das pessoas. Muitas aproveitaram para conhecer as viaturas, tirar fotos, vestir camisas personalizadas. Tivemos famílias inteiras que participaram e tiveram uma noite especial junto com a Polícia Militar”, avaliou o Subcomandante do BOPE, major Paulo Renato Aparecido Siloto.

O combo de corridas de rua foi composto por quatro eventos e iniciou-se em março, com a 1ª Corrida da Patrulha Escolar, promovida pelo Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC). Em junho e agosto houve a 2ª Corrida do Regimento de Polícia Montada Coronel Dulcídio, e a 22ª Corrida Da Polícia Militar do Paraná - Coronel Sarmento, respectivamente. O encerramento foi com a prova do BOPE, que teve grande adesão de público.

A prova do BOPE, organizada pela Diretoria de Ensino e Pesquisa da PM (DEP), por meio do Centro de Educação Física e Desportos (CEFID), teve percursos de 5km e 10km, com a largada na Avenida Iguaçu, às 21 horas. Os trajetos foram supervisionados pelos policiais militares do batalhão, do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) e pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran). O Corpo de Bombeiros também prestou apoio com ambulâncias e equipes para auxiliar os atletas em algum caso de emergência.

A soldado Lilian Jubanski, do Hospital da Polícia Militar (HPM), veio com o marido e os filhos participar do evento. “A corrida já faz parte da minha vida há mais de 3 anos e treino com frequência. Estes anos estou me preparando para provas mais longas. Vimos aqui a integração entre a Polícia Militar e a população que participa e se envolve nesses eventos esportivos”, disse.

A organização do evento se preocupou ainda em proporcionar entretenimento e diversão para as crianças e o pátio do Quartel do Comando-Geral da PM ficou repleto de atrações como brincadeiras, food trucks, e a Corrida Kids, destinada aos pequenos atletas de 4 a 9 anos. O BOPE também preparou uma exposição de equipamentos e viaturas das seis subunidades que atuam em missões especiais de segurança pública, o que atraiu a atenção de centenas de pessoas e jovens.

“Achei a prova muito boa, percurso bacana, a gente precisa resgatar a autoestima e nos traz uma segurança. O fato de participar de uma corrida de rua junto com os policiais militares valoriza ainda mais o trabalho que eles fazem pela sociedade”, disse Elaine Rufini. O marido dela, Epifânio Rufini Júnior, elogiou a iniciativa da PM em organizar o evento. “Somos muito agradecidos pela Polícia Militar ter organizado um evento como esse para nós”, complementou.

A premiação foi feita aos primeiros cinco colocados por categoria. A organização fez ainda sorteios de brindes e até uma motocicleta foi anunciada entre os atletas. A classificação completa da prova pode ser consultada no site https://ticketagora.com.br.

GALERIA DE IMAGENS