Capitão da Reserva Remunerada da PM é homenageado e planta mais duas Araucárias no Quartel do Comando-Geral em Curitiba 14/09/2020 - 17:15

Marcia Santos

Jornalista responsável

 

Em 1954 o capitão José Ivankio plantou dois pinheiros no Quartel do Comando-Geral da PM em Curitiba e, 66 anos depois, o oficial, já na reserva, retornou no mesmo local, foi homenageado e plantou mais duas árvores símbolo do Paraná. O evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (14/09) e reuniu poucas pessoas para prestar uma singela homenagem ao policial militar que deixou o seu legado na instituição.


Para o Comandante-Geral da Polícia Militar, coronel Péricles de Matos, o ato do capitão Ivankio demonstra a sua preocupação com as futuras gerações. “Nós estamos orgulhosos de estar com o capitão, que aos seus 90 anos tem o mesmo amor pela Polícia Militar de quando entrou para esta Corporação, é o mesmo amor que une todos nós”, disse.


De acordo com o Presidente da AMAI, coronel Altair Mariot, a ideia de fazer essa homenagem veio após uma conversa informal, onde o capitão Ivankio relatou que ele quem tinha plantado os dois pinheiros. “Nós que fizemos a carreira dentro da Polícia Militar contemplamos durante os nossos anos na ativa e na reserva esse paisagismo do Quartel do Comando-geral e pois isso resolvemos fazer essa homenagem por esse presente que ele deu para a Corporação”, contou.


No ano de 1954, aos 24 anos, José Ivankio ingressou na Polícia Militar do Paraná como soldado a fim de exercer a atividade de tipógrafo e, cinco dias depois, fez o plantio de dois pinheiros que se destacam na paisagem do Quartel do Comandando Geral da PM.


Nascido em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), o Capitão Ivankio pegou duas mudas de Pinheiro para plantar no QCG, após plantar mais de mil árvores na Colônia Marcelino. “Me sinto muito grato e orgulhoso, pois plantar árvores é um presente ao Brasil, portanto, todos aqueles que gostam da natureza devem plantar uma árvore que possua um significado. Eu escolhi o Pinheiro que é o símbolo do nosso estado”, explicou.


Durante o evento, que foi transmitido pelas redes sociais da Polícia Militar e restrito a poucas pessoas para respeitar o distanciamento social, o capitão Ivankio recebeu uma cópia da placa que será colocada perto das Araucárias e uma escultura da mesma para lembrar do seu feito. O evento foi acompanhado pelos seus familiares.


LEGADO – Além das duas árvores grandiosas, o capitão Ivankio ainda pode ver dois de seus netos ingressar na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Paraná. “Desde que eu me conheço por gente ele fala para eu seguir os passos dele e eu tenho ele como um exemplo e dá muito orgulho ver o meu avô receber essa homenagem por ele ter contribuído com a natureza”, disse o neto e soldado do Corpo de Bombeiros, soldado Anderson de Castro Ivankio.


“Desde que eu entrei na polícia ele comentava e perguntava dos pinheiros que ele plantou e, com certeza, é um orgulho poder saber que foi ele quem fez isso e poder presenciar essa homenagem”, disse o soldado da PM e neto Marlon Ivankio dos Santos.


A homenagem foi uma iniciativa da Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos Inativos e Pensionistas (AMAI) em parceria com a Polícia Militar do Paraná e faz parte das comemorações alusivas da campanha Floresce Paraná do Governo do Estado. As duas mudas que foram plantadas foram doadas pelo Horto Municipal de Curitiba.

GALERIA DE IMAGENS