Cerimônia de gala comemora formação de 26 oficiais no Curso Superior de Polícia 03/08/2019 - 12:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Majores e tenente-coronéis da Polícia Militar, que passaram os últimos seis meses em estudos na Academia Policial Militar do Guatupê (APMG) concluíram o Curso Superior de Polícia (CSP), turma 2019, nesta sexta-feira (02/08), no Palácio Iguaçu, sede do Executivo Estadual. São 19 tenente-coronéis e 7 majores que estão qualificados para exercer funções de comando de seções de Estado Maior, de diretoria e assessoramento na gestão da Corporação. O curso contou com a participação de quatro oficias das Polícias Militares de São Paulo, Rio de Janeiro, Maranhão e Piauí.

Segundo o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos, a proposta do Curso Superior de Polícia é capacitar o oficial superior para o exercício de planejamento estratégico, de estabelecimento de objetivos institucionais. "A Academia do Guatupê entrega uma turma preparada para enfrentar os desafios numa instituição moderna, que busca incessantemente uma atualização profissional. Precisamos sempre olhar para frente, prontos para lidar com mudanças sociais que estão ocorrendo", disse.

Os alunos passaram por seis meses de intensas atividades práticas e teóricas em 560 horas-aula. Participaram de palestras, instruções e atualizaram conhecimentos de gestão em segurança pública.

Os primeiros colocados da turma foram a major Letícia Chun Pei Pan, o tenente-coronel Rui Noé Barroso Torres e o tenente-coronel Marcos Sperka, primeiro, segundo e terceiro colocados, respectivamente.

"É um misto de felicidade, gratificação e, principalmente, orgulho. Me sinto afortunada por pertencer a essa turma, pois ganhei 25 irmãos que me acolheram muito bem", falou a major Letícia.

A formatura do curso ainda não encerrou completamente as atividades da turma. Isso porque, graças ao empenho da major, está sendo organizada uma viagem acadêmica para a República Popular da China, a fim de que os formandos conheçam um pouco sobre a estrutura de segurança pública daquele país.

"Essa viagem deve ser um marco histórico e que proporciona cada vez mais o intercâmbio sinobrasileiro, cada vez mais forte", explicou a major Letícia.

O tenente-coronel Barroso, há 32 na Corporação e com experiência profissional na Força Nacional, acredita que com essa capacitação será possível aperfeiçoar ações e delinear métodos em prol da segurança da comunidade. "Após mais de 30 anos de serviços prestados, esse curso vem agregar porque associa novos conhecimentos à experiência profissional que já temos pelo exercício da profissão", destacou.

Para o tenente-coronel Sergio Almir Teixeira, que veio de Foz do Iguaçu para o CSP, toda capacitação profissional é importante para que o trabalho seja constantemente aperfeiçoado. "É importante atualizarmos o conhecimento, aprendendo o que há de novo para aplicar na região de fronteira e em todo o Paraná", afirmou.

A Academia do Guatupê foi a casa dos alunos ao longo do período de estudos, onde havia alunos que vieram de outros estados brasileiros para o curso. Foi o caso do tenente-coronel Elói, da Polícia Militar do Maranhão. "Foi uma experiência muito enriquecedora,pois já tinha o desejo de vir ao Paraná conhecer a cultura e a maneira de trabalho. Fomos muito bem recebidos, fizemos novos amigos aqui", falou.

O tenente-coronel Paulo de Deus Barbosa da Motta, da Polícia Militar do Piauí, também elogiou o curso e a permanência no Paraná para ele foi um diferencial na profissão. "Nossa passagem por aqui foi especial, participamos desse intercâmbio de conhecimento, uma oportunidade que não pude deixar passar. Pudemos transmitir nossa experiência e aprender novos conceitos que vão contribuir para a nossa Corporação", disse.

GALERIA DE IMAGENS