Comandante-Geral em apoio ao “Maio Furta-cor” 30/05/2022 - 18:02

Hoje (30/05), no auditório da Secretaria de Segurança Pública e Administração, o Comandante-Geral da PMPR, Coronel Hudson Leôncio Teixeira participou de um evento em prol da saúde mental materna.

O programa Prumos oferece suporte à saúde mental dos policiais militares e civis, bombeiros militares, agentes penitenciários e peritos oficiais, além se seus familiares, os quais estão expostos a situações de violência, estresse e pressão e, por isso, precisam de acompanhamento adequado para o pleno desenvolvimento de suas atividades.

O programa aderiu ao “Maio Furta-cor”, que é uma campanha democrática, apartidária e sem fins lucrativos, visando sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna.

O “Maio Furta-cor” busca parceiros para promover palestras, rodas de conversa, entrevistas, lives, marchas, caminhadas, mamaços, rodas de dança mãe-bebê e ações gratuitas ao longo de todo o mês de maio, com o intuito de alcançar pessoas nos mais variados espaços.

A campanha nasceu em 2021 em meio a pandemia, pois ela deixou um pesado fardo para as mães: a precarização da vida recai sobre elas. Escolas fechadas por mais de um ano, famílias fragmentadas, tripla jornada de trabalho, reduções salariais, desemprego, informalidade, aumento dos índices de violência doméstica e feminicídio são apenas alguns dos fatores que impactam na saúde mental materna.

A Coordenadora do projeto Mães de Farda, 1º Tenente Beatriz Carolina Gertz, explanou os impactos da maternidade para a militar: “a primeira coisa que acontece quando descobrimos uma gestação é tirar a farda. E qual é nossa trajetória até colocar essa farda novamente quando retornamos da licença maternidade? Passamos pelas mais intensas e duras transformações, tanto física como psicologicamente. A vida muda completamente. Então pensando neste momento e observando as demandas que chegam ao setor de psicologia quanto ao assunto, surgiu a ideia de juntar essas mulheres e trazer conhecimento de qualidade, uma orientação para elas. Fizemos uma parceria com o Centro psicossocial do PRUMUS e desenvolvemos esse projeto para trazer essas informações e convidar profissionais de saúde de dentro e fora da corporação para falar com as policiais e bombeiros militares.”

Pela causa da saúde mental materna, com o intuito de transformar dores e sofrimento materno em uma verdadeira onda de cuidado, participaram do evento também o Subcomandante-Geral da PMPR Coronel Carlos Eduardo Cidreira, o Comandante do Corpo de Bombeiros, Coronel Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, o Chefe de Gabinete da SESP, Coronel RR Nelson Ademar Piske, o Assessor Militar da SESP, Coronel Waldick Alan de Almeida Garrett, o Assessor Civil da SESP, Delegado Leonardo Carneiro e o Diretor do DEPPEN, Delegado Francisco Roberto Capacho.

Polícia Militar do Paraná: Nós Fazemos a Diferença.

Comunicação Social da PMPR.