Comandante-Geral recebe agentes da Controladoria-Geral do Estado para tratar sobre o Programa de Integridade e Compliance 23/03/2022 - 09:28

Na segunda-feira (21/03), agentes da Controladoria-Geral do Estado compareceram ao gabinete do Comando-Geral da Polícia Militar para apresentar o Programa de Integridade e Compliance do Estado do Paraná ao Comandante-Geral da PMPR, ao Chefe do Estado-Maior e ao Comandante do Corpo de Bombeiros. A reunião contou ainda com a participação dos oficiais que integrarão o Núcleo de Integridade e Compliance Setorial da Polícia Militar do Paraná (NICS/PMPR) e da Chefe do NICS/SESP.

Na reunião, o Diretor de Auditoria, Controle e Gestão da CGE, Gil Souza, e o Coordenador de Integridade e Compliance, Paulo Aguiar Palacios, explanaram aos presentes a respeito do programa, assim como da importância de sua implementação na PMPR.

O Comandante-Geral da PMPR, Cel. QOPM Hudson Leôncio Teixeira, ressaltou a importância que o programa terá como ferramenta de gestão, identificando as prioridades, não somente da Instituição, mas de todo o Estado do Paraná.

O Chefe do Estado-Maior da PMPR, Cel. QOPM Adilson Luiz Lucas Prüsse, afirmou que o estabelecimento do programa de Integridade e Compliance na Polícia Militar do Paraná apoiará a identificação de nossas necessidades de maneira sistematizada, subsidiando a adoção de medidas para a melhoria dos processos institucionais.

O Comandante do Corpo de Bombeiros, Cel. QOBM Manoel Vasco de Figueiredo Júnior, parabenizou a iniciativa e enfatizou sua importância salientando o apoio que o Comando dará ao desenvolvimento do programa, reiterando as afirmações do Comandante-Geral da PMPR.

A primeira etapa será a realização de uma videoconferência para a apresentação do programa aos Diretores e Comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros.

Após, será realizado o envio do informativo sobre o início do programa e, divulgação do endereço da urna online para que o militar estadual possa colaborar com denúncias, informações, sugestões ou reclamações. Estas contribuições também poderão ser feitas nas urnas físicas que serão distribuídas nas Unidades selecionadas.

A partir do mês de abril, como etapa da identificação, classificação e análise dos riscos da Instituição, serão realizadas entrevistas com aproximadamente 1.300 policiais militares e 240 bombeiros militares. Este quantitativo foi definido em amostra realizada pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES).

A Chefe do NICS/SESP, Roberta Bahls, apoiará a PMPR no desenvolvimento do Programa, participando das entrevistas com nosso efetivo e explicou que “a entrevista é o meio de coleta das informações em que se percebe quais são as vulnerabilidades do órgão, riscos possíveis ou futuros e o que estes riscos trazem. Os mais relevantes, a gente verifica a possibilidade de diminuí-los ou até extingui-los para gerar uma melhora. Esta é intenção do programa, melhorar a cultura interna, agir mais em conformidade e ética.”

O Chefe do Núcleo de Integridade e Compliance Setorial da PMPR, Maj. QOPM Wladimir Denkewski enfatizou que “o programa tem como principais objetivos a prevenção, detecção e resposta aos riscos institucionais. Não é uma ferramenta para a punição do militar estadual. Os objetivos são a melhoria dos processos, a difusão de boas práticas, a transparência e o fortalecimento de uma cultura de integridade e comportamento ético.”