Comemorações pelos 164 anos da Polícia Militar iniciam com Culto de Ação de Graças na Capital 02/08/2018 - 14:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Servir a sociedade é o mote do serviço policial militar. Com uma entrega constante e sem reservas, praticando um verdadeiro sacerdócio, o militar estadual tem uma proteção maior que um colete balístico pode proporcionar: as orações das pessoas a Deus. Na noite desta quarta-feira (01/08) o primeiro evento de comemoração aos 164 anos da Polícia Militar do Paraná foi um agradecimento a Deus pela vida de toda a tropa. O Culto de Ação de Graças foi na Primeira Igreja do Evangelho Quadrangular, em Curitiba (PR).

O pastor Eduardo Zdrojewski iniciou o culto com uma oração de proteção a todos. As melodias da noite foram entoadas pela Banda de Música da PM, e proporcionou aos fiéis e policiais militares uma noite de louvor e adoração a Deus. Uma das músicas que mais tocou os presentes foi “Raridade”, que fala sobre a valorização do ser humano para Deus.

“Temos que agradecer a Deus por mais um ano que a PM vem crescido e prestado bons serviços a sociedade paranaense, embora, saibamos que precisamos melhorar a cada dia mais. Mas temos que agradecer aos avanços que conseguimos. Tivemos policiais e executados no exercício da função, além dos que foram para os hospitais pois ficaram feridos. Oremos por nossos militares estaduais para que eles sempre trilhem o caminho do bem”, disse a Comandante-Geral da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha.

A coronel Audilene falou ainda sobre o trágico acidente que ocorreu na última terça-feira (31/07) na Linha Verde e que ceifou quatro vidas inocentes. “Pedimos que cada um dos irmãos que orem por estas pessoas para que se mantenham firmes neste momento. O capelão Rogério está acompanhando as vítimas do acidente. Sabemos que é uma dor que não há nada que possamos fazer para apagá-la, mas a PM está dando todo o apoio aos familiares das vítimas, tanto em nível de capelania, quanto de psicologia pelo SAS”, acrescentou.

A pregação do pastor Eduardo abordou passagens bíblicas em que Deus fala com seus servos (Josué e os discípulos de Jesus) para terem fé e não se abaterem diante das dificuldades que enfrentariam, pois acima de qualquer situação o Senhor dos Exércitos estaria com eles. Nos dias de hoje não é diferente, pois Deus sempre estará com aqueles que se entregam e manifestam a fé, mesmo que o problema seja impossível de resolver.

“A nossa Polícia Militar merece toda a nossa atenção e essa aproximação da PM com a comunidade traz um resultado muito positivo, pois na violência e na crise que vemos hoje temos pessoas boas que nos ajudam e aqueles que trazem problemas. Louvo a Deus pela iniciativa do Comando da Polícia Militar e estamos com as portas abertas para continuarmos juntos”, disse o pastor Eduardo.

Depois da pregação, foi feita a oração de benção à Polícia Militar, representada por um pelotão representativo do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), do Regimento de Polícia Montada (RPMon), do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), do Hospital da Polícia Militar (HPM), da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), do Corpo de Bombeiros, com profissionais socorristas, guarda-vidas e do Grupo de Operações de Socorro Tático (GOST).

“Foi uma cerimônia muito bonita, e o culto foi uma iniciativa muito bacana para aproximar o público da Polícia Militar, além de ser uma oportunidade de reunir toda a família”, disse Lorena Bittencourt Barth, esposa de um dos militares estaduais que esteve no culto.

O Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira, que concluiu um ano de comando a frente da instituição e reforçou a importância das atividades religiosas como elo de aproximação com as pessoas. “A integração é o objetivo dessas iniciativas, mostrar o trabalho da PM e agradecer a Deus pela proteção a nossa atividade e também de todos os objetivos e os projetos que a nossa Comandante-Geral tem colocado diante de Deus para que a Corporação cresça a cada dia e possa prestar um serviço melhor sempre”, disse.

PRESENÇAS – O culto teve a presença da Comandante-Geral da PM, coronel Audilene Rosa de Paula Dias Rocha; o Chefe do Estado Maior da PM, coronel Antônio Zanatta Neto; do Ajudante-Geral da PM, coronel Reginaldo Silva de Oliveira; o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Fábio Mariano de Oliveira; o Presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Estado do Paraná (ASSOFEPAR), coronel Izaías de Farias; os coronéis da reserva remunerada Roberson Luiz Bondaruck e Jayme Cabral da Comunidade dos Evangélicos da Polícia Militar do Paraná (CEVAN); o Comandante do BPTran, tenente-coronel Nasson Polak; o Chefe da 5ª Seção do Estado Maior, tenente-coronel Vanderley Rothenburg; o Chefe do Estado Maior do 6º CRPM, tenente-coronel Samir Wassouf; o Chefe da 6ª Seção do Estado Maior, tenente-coronel Walfrido Takasaki Costa, além de frequentadores da igreja, policiais e bombeiros militares da Capital e demais convidados.