Corregedoria-Geral da PM recebe novo comandante durante solenidade na Capital 03/09/2018 - 15:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

A transmissão do Comando da Corregedoria-Geral da PM foi na manhã desta segunda-feira (03/09) no Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral da PM, no bairro Rebouças, em Curitiba. O coronel Daniel Santos, que estava na função desde 2016, passou o cargo ao tenente-coronel Enio Soares dos Santos. Durante o evento não foi tocado o Hino Nacional por causa da tragédia em Ivaiporã, em que três militares estaduais morreram. Também foi respeitado um minuto de silêncio em respeito aos policiais.

“O coronel Daniel cumpriu com a sua missão dentro da instituição Polícia Militar, para aquilo que ele prestou o juramento tenho certeza que ele pode ir para a reserva remunerada com o sentimento de dever cumprido. O tenente-coronel Ênio assume uma instituição importante que tem o objetivo de manter a disciplina dos policiais militares”, explicou o Subcomandante-Geral da PM, coronel Arildo Luis Dias.

O Chefe da Diretoria de Pessoal da PM, coronel Everon Cesar Puchetti Ferreira, leu o Elogio Individual ao coronel Daniel, que após 35 anos de serviços prestados dos quais vivenciou diversas situações na Corporação, passa à reserva remunerada.

Ele recebeu também um livro que compila toda a sua trajetória na PMPR, e uma placa com os brasões das unidades e setores que trabalhou ao longo da carreira. “Tenho um sentimento de dever cumprindo, após 35 anos de um dever ativo, de um aprendizado. Agradeço à Polícia Militar por ter me auxiliado e oportunizado meu crescimento pessoal, particular e profissional ao longo da vida”, disse o coronel Daniel.

O tenente-coronel Enio tem 34 anos de serviço na Polícia Militar e estava no comando do 4º Batalhão de Polícia Militar (Maringá e região). “Tenho noção da grande responsabilidade que estou sendo submetido, o que honra muito. Fui para o Interior em 1991 e fiquei em comando de tropas durante esse tempo, somando experiências, agregando a realidade do desenvolvimento da sociedade, trabalhando nas demandas junto à comunidade. Vou colocar minha experiência e devoção a serviço da Instituição, no assessoramento e no apoio ao Comando-Geral para somar para a Corporação e em beneficio aos policiais militares”, explicou o tenente-coronel.

HISTÓRIA – A Corregedoria-Geral da PM foi criada por meio do decreto estadual n.º 9.040/2010, de 15 de dezembro de 2010, e seu primeiro Comandante foi o coronel Carlos Alexandre Scheremeta. A unidade é originária da antiga Seção de Justiça e Disciplina, que a época era subordinada à Diretoria de Pessoal. Com atuação por todo o Paraná, a COGER é sediada em Curitiba, e possui outras três Subcorregedorias nas cidades de Londrina, Maringá e Cascavel.

A Corregedoria é pautada pela observância dos princípios de hierarquia e disciplina, atuando como órgão de assessoramento direto ao Comando-Geral da PM na apuração de denúncias e de infrações cometidas por militares estaduais. O trabalho envolve ainda a padronização de procedimentos de Polícia Judiciária Militar e de processos e procedimentos administrativos, para promover as correições necessárias quando há necessidade.

PRESENÇAS – Estiveram na solenidade o Secretário Chefe da Casa Militar, coronel Maurício Tortato; o Assessor Especial da Governadoria, coronel Adilson Castilho Casitas; o Subcomandante-Geral da PM, coronel Arildo Luis Dias; o Chefe do Estado-Maior da PM, coronel Antônio Zanatta Neto; o Diretor-Comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Mauro Celso Monteiro; o Diretor-Geral da Secretaria de Segurança Pública, tenente-coronel Orlando Artur da Costa; o Diretor de Saúde da PM, coronel médico Mauro Fernando Kurten Ihlenfeld; o Presidente da Associação dos Oficiais Policiais e Bombeiros Militares do Paraná (ASSOFEPAR), coronel da reserva Izaías de Farias, além de oficiais e praças da COGER, familiares e demais convidados.