Criação do Batalhão de Polícia de Choque reforça estratégia da Polícia Militar contra o crime organizado 20/08/2021 - 09:20

Como parte do projeto de readequação administrativa da Polícia Militar, foi criado o Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), o qual será destinado à atuação em patrulhamento tático, uso de cães farejadores e ações de controle de distúrbios civis, ficando o BOPE com as operações especiais, como tropa especializada e último recursos da PM em situações delicadas. Nesta quarta-feira (18/08), o então comandante do BOPE, major Paulo Renato Aparecido Siloto, entregou a função ao major Sergio Augusto Silva e se torna o primeiro comandante do BPChoque.


O batalhão foi criado por meio do decreto 8.241 de 5 de agosto deste ano, o qual estabelece o BPChoque como uma unidade voltada ao policiamento tático, de escoltas especiais, aplicação de cães de faro em abordagens e operações, além de atuação no controle de distúrbios civis, quando há desordem ou crime em protestos violentos ou tumultos de grandes proporções.


As equipes serão subordinadas ao Subcomandante-Geral para serem aplicadas em apoio às demais unidades operacionais da Polícia Militar de todo o estado quando houver demanda. O trabalho será conduzido pelas companhias de Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE), de Choque e de Operações com Cães. A sede da unidade fica no Quartel do Comando-Geral da PM, na região Central da Capital, com subordinação ao Subcomando-Geral.


Já o trabalho do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) será focado em missões específicas, após esgotadas todos os recursos de unidades operacionais de área e da atuação das equipes do Choque. O efetivo será aplicado em situações de resgates, sequestros com reféns, intervenção em rebeliões em unidades penais, ações antiterrorismo, desativação de artefatos explosivos, ou em outras ocorrências delicadas que exijam atendimento diferenciado para restabelecer a ordem pública.


A base da unidade fica em Piraquara (PR), na Região Metropolitana de Curitiba, próximo à malha rodoviária para fácil deslocamento para a Capital, Litoral e Interior do estado. O espaço, que antes sediava o Centro de Ensino e Instrução (CEI) do Corpo de Bombeiros, passou por reformas e adequações a fim de receber o efetivo e os equipamentos. Com largo espaço para treinamentos, o terreno serve de base de exercícios práticos não somente do BOPE, mas para alunos de outros cursos da Corporação.


Segundo o Subcomandante-Geral da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres, a reformulação do trabalho do BOPE era um anseio da Corporação para separar o trabalho de prevenção e enfrentamento a ocorrências de maior periculosidade das operações especiais, aplicadas como último recurso em situações específicas.


“A criação do BPChoque ocorreu diante das demandas que ocorrem e da realidade do País. Com essa separação das atividades vamos otimizar o atendimento das ocorrências mais delicadas, valorizando a tropa e o treinamento que cada unidade tem para a segurança pública do nosso estado”, afirmou.


A concretização da mudança administrativa e operacional foi celebrada com a cerimônia de entrega de comando do BOPE pelo major Siloto, que assumiu a unidade há poucos meses e possui formação técnica na área de Polícia de Choque. “As duas unidades se fortalecem, a parte de operações especiais e as operações de choque, pois cria uma identidade para cada uma das unidades. Com a criação do BPChoque vamos poder priorizar a atividade principal, e da mesma forma o BOPE vai focar nas operações especiais, gerenciamento de crises e de missões antibomba. Certamente isso trará bons frutos”, destacou.


O major Sérgio, que até então desempenhava a função de assistente do Subcomando-Geral, passa a ser o comandante do BOPE, que agora passa a contar com a Companhia de Comandos e Operações Especiais (COE), a Equipe de Negociação e o Esquadrão Antibombas.


“É uma honra estar junto à essa tropa tão dedicada e nosso foco será o aperfeiçoamento do indivíduo humano, focar na parte de instruções e equipamentos, para melhorar servir à sociedade. Também queremos aprimorar os conceitos praticados há anos nas Operações Especiais, os sistemas e os meios”, salientou.

GALERIA DE IMAGENS