Cruzada Social Cosme e Damião recebe nova presidente durante solenidade em Curitiba 09/04/2019 - 15:00

Por Marcia Santos
Jornalista PMPR

Homenagens aos voluntários e policiais militares com a entrega de medalhas de Mérito Social marcaram a cerimônia de transmissão de cargo da Cruzada Social Cosme e Damião nesta terça-feira (09/04). Há 59 anos a entidade assistencial presta auxílio às famílias de militares estaduais e promovem campanhas e atividades para arrecadação de doações. O evento marcou os três anos e quase oito meses, Maria Cristina Albiero Betes passou a função à Eliane Mara Stevão de Matos, esposa do Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos.

“Somos todos uma família miliciana e a família Pombo, que iniciou a Cruzada na década de 1950 para ajudar as praças da Polícia Militar, fez um importante papel, atuando com sensibilidade e bom tratamento aos militares estaduais. Desejo sucesso para a nova direção e parabenizo o trabalho feito até aqui pela senhora Cristina Betes”, destacou o Comandante-Geral da PM, coronel Péricles de Matos.

O auditório da Associação da Vila Militar (AVM) ficou repleto de convidados e parceiros da Cruzada. Focada na assistência aos policiais e bombeiros militares em dificuldades, a entidade possui voluntárias que dedicam tempo e energia em benefício dos integrantes da Corporação.

“A história e a trajetória da Cruzada é muito bonita e cheia de desafios, com um trabalho sério desenvolvido em prol do militar estadual. Quero continuar esse trabalho, prolongando esse processo. Vamos buscar mais modernidade e tecnologia, inserindo novos projetos sociais”, disse Eliane. Para ela, a prioridade da Cruzada é o bem estar da família militar estadual. Uma das propostas dela é oferecer serviços psicológicos aos policiais militares que possuem maior necessidade. “Quero buscar parcerias que possam efetivar o atendimento ao militar estadual”, acrescentou.

Maria Cristina Alberio Betes esteve à frente da Cruzada por mais de três anos e meio. Mesmo sem experiência no assunto, lidou com desafios e superou as dificuldades. “A Cruzada cresceu nesse período e conseguimos expandir os projetos e ações que ajudaram a expandir projetos que ajudaram muitos policiais militares. Foi uma jornada difícil que enfrentamos turbulências, mas vencemos”, disse Cristina.

HOMENAGENS – A soldado Danieli Portela Hilcko, que atua há seis anos pela Cruzada, foi uma das condecoradas com a medalha Mérito Social. “O trabalho que a Cruzada faz é essencial, auxilia muito os policiais e os familiares. É muito gratificante fazer parte desse trabalho”, citou.

A soldado Ana Claudia Betes também foi condecorada e engajou-se na atividade social junto com a mãe. “A cruza ajuda muitos policiais e bombeiros militares. Sempre procurei estar presente e ajudar minha mãe prestando o apoio necessário para que o trabalho fosse cada vez mais efetivo”, explicou.

PRESENÇAS - Estiveram no evento, além do Comandante-Geral da PM, o Comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Samuel Prestes; o Comandante do 6º Comando Regional da PM (6º CRPM), coronel Valterlei Mattos de Souza; o coronel da reserva remunerada, Chehade Elias Geha; o coronel Almir Porcides Junior; o presidente da ASSOFEPAR, coronel Isaias de Farias; o Presidente da AVM, coronel Washington Alves da Rosa, bem como oficiais e praças da PM e do Corpo de Bombeiros, convidados e voluntários da Cruzada.

GALERIA DE IMAGENS