Em situações distintas, BPFron apreende 50 mil pacotes de cigarros e mais de 16 quilos de maconha no Oeste do estado 29/02/2020 - 14:55
Marcia Santos
Jornalista Responsável
Policiais militares do Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron) apreenderam 50 mil pacotes de cigarros, mais de 16 quilos de maconha e três armas de fogo em situações distintas. A as ações policiais aconteceram na quinta-feira (27/02) e na sexta-feira (28/02) durante ações da Operação Hórus no Oeste do estado.
Na primeira situação, os policiais estavam em patrulhamento pela Zona Rural de Guaíra, quando avistaram uma movimentação suspeita e ao se aproximar os suspeitos fugiram e abandonaram os veículos. No local, os militares estaduais encontraram um bi-trem, uma carreta, um caminhão e uma pick-up carregados com, aproximadamente, 50 mil pacotes de cigarros, avaliados em R$ 3 milhões.
Já na sexta-feira (28/02), a equipe abordou um ônibus de turismo que fazia a linha Foz do Iguaçu para o Rio de Janeiro, quando encontraram 16.120 quilos de maconha. A proprietária da mala e o entorpecente foram encaminhados para as providências necessárias.
Por fim no mesmo dia, os policiais abordaram um ônibus que tinha como destino a cidade de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e com uma passageira encontraram três armas de fogo, duas de calibre 9mm e uma de calibre .380, além de oito carregadores. Diante dos fatos, a mulher foi presa e encaminhada à Delegacia de Polícia Civil para as medidas de praxe.
A Operação Hórus integra o Programa V.I.G.I.A., que é coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, tem como objetivo coibir crimes transnacionais. Ela é realizada de forma integrada pela Receita Federal do Brasil, Polícia Federal (PF), Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) e Batalhão de Operações Especiais (BOPE) da Polícia Militar do Paraná, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) e Tático Integrado de Grupos de Repressão Especial (Tigre) da Polícia Civil do Paraná, Polícia Rodoviária Federal, Força Nacional de Segurança Pública e Exército Brasileiro, com apoio da Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).